Notícias
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE REITORES UNIVERSIA
A Universia, promovida pelo Banco Santander, é a rede de universidades mais importante do mundo ao agrupar 1240 Universidades de 23 países, representando assim 14.3 milhões de alunos e professores.
Emilio Botín, o Presidente do Universia e do Banco Santander, apresentou o III Encontro Internacional de Reitores Universia que se celebra no Rio de Janeiro nos próximos dias 28 e 29 de julho de 2014. A Universia, promovida pelo Banco Santander, é a rede de universidades mais importante do mundo ao agrupar 1240 Universidades de 23 países, representando assim 14.3 milhões de alunos e professores.
Em 2005 celebrou-se a primeira edição do encontro em Sevilha com a assistência de 500 reitores e, cinco anos depois, teve lugar em Guadalajara, México, o segundo encontro de reitores e representantes das Universidades ibero-americanas, recolhendo as conclusões na designada agenda de Guadalajara.
“A Universidade do Século XXI: uma reflexão vinda da América Latina” é o lema que preside ao encontro, no qual se analisará o futuro da Universidade, a sua capacidade de resposta face às necessidades da sociedade atual e a projeção da Universidade Ibero-americana no contexto mundial. O desafio da Universidade passa pelo encontro no RIO 14, no qual se vai debater o futuro da sociedade, futuro esse que dependerá da formação dos nossos jovens.
A participação da Comunidade Universitária, ponto-chave do Encontro.
Está prevista a assistência de 1100 Universidades de 46 países que provêm não só da comunidade ibero-americana, mas também de universidades líderes da Europa, Estados Unidos, Rússia, Ásia, África e Oceânia, cujas opiniões contribuirão para situar os horizontes e a projeção da Universidade Ibero-americana no contexto mundial e dar um sentido pleno aos “10 pontos-chave para o Espaço Ibero-americano do Conhecimento” que constituem o programa do encontro. Entre as Instituições académicas convidadas encontram-se 31 universidades portuguesas.
A comunidade universitária tem vindo a participar nos últimos meses de uma forma ativa na preparação do Encontro do Rio. Quarenta reitores fazem parte dos 3 comités lançados para o Encontro: o Internacional, presidido por Carlos António Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o Académico, presidido por Carlos Alexandre Netto, reitor da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul; e o Comité Organizador, presidido por Ignácio Berdugo, ex-reitor da Universidade de Salamanca.
480 reitores dedicaram-se através da rede a selecionar os temas que serão tratados na conferência e que são, entre outros, a interação da Universidade com a Comunidade Universitária, a docência e investigação, a adaptação das novas tendências sociais, as posturas a tomar face às novas tecnologias, as estratégias de internacionalização e outros assuntos como o financiamento universitário. Outros 267 reitores participaram em 16 debates online com destacados peritos. “Mais de 30.000 universitários responderam já aos dois questionário realizados sobre “o compromisso social da universidade” e “Universidade sem fronteiras”, referiu Ignacio Berdugo.
As reflexões continuarão com um questionário a todos os reitores de universidades que integram a Universia e com fóruns abertos em www.universia2014.com a toda a comunidade universitária, que também será chamada a intervir em cinco sondagens de opinião.
Dada a importância que tem a tecnologia como facilitador de aprendizagem e do ensino e como novidade face aos encontros anteriores, desenvolveu-se uma aplicação digital que vai facilitar a criação de uma grande rede académica de nível internacional de comunicação e colaboração. Toda a preparação destes assuntos e das sessões do encontro está a ser desenvolvida através da Internet e redes sociais. Para além disso, os reitores podem aceder a distintos debates através de tablets, que se poderão utilizar para facilitar as atividades e o contacto com os participantes.
A escolha do Rio de Janeiro como sede do III Encontro, foi feita pelo Conselho Assessor Internacional do Universia, tendo em consideração a comemoração dos 450 anos da fundação da cidade, o facto de ser um lugar “de referência obrigatória nos grandes debates mundiais sobre o futuro do planeta e da humanidade”, em reconhecimento da importância e qualidade do sistema universitário brasileiro – com 220 universidades que formam parte do Universia – e ao protagonismo e liderança crescente do Brasil no Mundo.
O apoio ao ensino superior constitui o eixo da política de responsabilidade social corporativa do Banco Santander. Nos últimos 15 anos, o Banco destinou cerca de 1000 milhões de euros a apoiar as Universidades e o Universia. Emilio Botín referiu que “estamos muito conscientes de que investir em ensino é investir em igualdade e desenvolvimento. Mais ensino e mais universitários significam, sem dúvida alguma, um maior progresso para os países. Estou certo de que o Encontro do Rio será a Cimeira Mundial do Ensino Superior em 2014 e que as suas importantes conclusões serão postas em prática com o esforço de todos”.
A apresentação deste grande evento universitário foi presidida por Eduardo Costa Pais, Presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Carlos António Levi, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Presidente do Comité Internacional do Encontro, Carlos Alexandre Netto, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Presidente do Comité Académcio, Ignácio Berdugo, Presidente do Comité Organizar e por Emilio Botín, Presidente do Banco Santander e do Universia.