"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FILIPE MUKENGA EDITA "O MEU LADO GUMBE" A 11 DE NOVEMBRO

Filipe Mukenga edita em Portugal a 11 de novembro o seu mais recente trabalho “O Meu Lado Gumbe”, um álbum que conta com composições e letras do músico angolano e produção e arranjos de Luiz Avellar.


Filipe Mukenga edita em Portugal a 11 de novembro o seu mais recente trabalho “O Meu Lado Gumbe”, um álbum que conta com composições e letras do músico angolano e produção e arranjos de Luiz Avellar. Totalmente produzido e gravado em Lisboa, este é o segundo disco do cantor a ser gravado em Portugal e o quinto registo discográfico de uma carreira artística que já conta com quase cinco décadas.

“O Meu Lado Gumbe” apresenta canções que se inserem na Nova Música de Angola (NMA): “É uma música que se inspira nos tradicionais ritmos angolanos, ao mesmo tempo que é fortemente influenciada pelo jazz. Enriquecido com os acordes invertidos, com as dissonâncias, o meu trabalho tem um lado regional, de raíz, de Angola, e outro lado de teor internacional muito grande, pois sou um cidadão do mundo e pretendo que a minha música vá de encontro a essa ideia, para que eu seja escutado em qualquer parte do globo terrestre”, afirma o cantor e compositor angolano. “A música é um excelente veículo de transmissão de conhecimentos e de cultura. Preocupo-me em levar às pessoas alguma mensagem que as enriqueça culturalmente”, conclui Filipe Mukenga.

Neste novo trabalho, composto por 12 temas, Mukenga canta em diversas línguas africanas de Angola - como o Kimbundu, Umbundu e Ukwanyama - em Português e em Inglês. Em algumas faixas, mistura línguas numa mesma canção, como o caso de “Ndilokewa” (Nome de Mulher), faixa 4 do novo disco e  em “Vutuka, I Love You” (Volta, Eu Te Amo), a 11ª faixa do novo trabalho discográfico.

Filipe Mukenga conta, neste trabalho, com a produção do prestigiado pianista brasileiro, como o próprio cantor descreve: “Luiz Avellar fez-me revisitar, ao fim de mais de 40 anos de carreira, o meu lado Gumbe, do qual o lado Mukenga é, tão-somente, um fiel intérprete...”. O disco conta ainda com participações de músicos portugueses como o guitarrista Luiz Caracol, o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão, entre outros.

Filipe Mukenga foi recentemente galardoado na 1ª edição do AMA - Angola Music Awards - com o troféu de melhor compositor, juntamente com Filipe Zau, seu parceiro na arte da composição.

Tendo colaborado no Brasil com artistas como Djavan, Zeca Baleiro, Vânia Abreu, Martinho da Vila e Maurício Mattar, Filipe Mukenga é aí considerado um dos artistas angolanos de referência, bem como em países como Portugal e  Holanda, entre outros.

Alinhamento de “Filipe Mukenga, O meu lado Gumbe”:

1. Muloji
2. Ku Samba
3. O Nó da vida que é assim
4. Ndilokewa
5. Vem comigo
6. Ji Nzumbi
7. Nevoeiro
8. Maria do Céu
9. Omukwanangobe
10. Viver tem muito de querer
11. Vutuka, I Love You
12.  Zumbi d’Angola Janga

Ficha Técnica:
Produção, Arranjos -  Luiz Avellar
Piano e Keyboards - Luiz Avellar
Ricardo Silveira - Guitarras acústicas e elétricas
Luiz Caracol - GuitaLélé  na faixa  “Muloji”
Guimba Kouyate -  N’goni na faixa “Muloji”
Contrabaixo - Bernardo Moreira
Alexandre Frazão - Bateria
Ruca Rebordão - Percussão

Sopros nas faixas: “Maria do céu”, “O nó da vida que é assim”, “Zumbi D’Angola Janga”.

João Moreira - Trompete e Flugell Horn
Cláudio Silva - Trompete
César Cardoso - Sax Tenor
João Paulo Capinha - Sax Alto e Barítono
Luís Cunha - Trombone
André( Xavier) Ribeiro - Trombone
Diogo Costa - Tuba

Vera Morais - Flauta nas faixas “ O nó da vida que é assim”, “ Zumbi D’Angola Janga”
Luís Gomes - Clarinete na faixa “ Viver tem muito de querer”
Pedro Santos - Acordeão na faixa “ Ku Samba”

Coro: Paulo Ramos, Paula Ramos, Patrícia Antunes e Antônio Cruz nas faixas: “ Ku Samba”, “ Omukwangobe”, “Zumbi D’Angola Janga”, “ Ndilokewa”

Gravado e Misturado no  “ Atlântico Blue Studios”
Rui Guerreiro- Gravação e Mistura
Masterização - Studio Tomato por Christian Guggenbuhl
André Tavares - 2nd Engenheiro
José Maria Sobral - Assistente
Fernado Dallot - Assistente

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,354,687