Notícias
UMA NOVA FORMA DE VER O MERCHANDISING SAIR... COM O MUSEU DEBAIXO DO BRAÇO!
A UNKNOWNDesign vem revolucionar o merchandising cultural, com propostas de excelência, a baixos custos e produção 100% nacional. E leva o nome do país mais longe: uma das últimas conquistas foi o Museu do Prado, em Madrid, no âmbito da exposição de Vélazquez que inaugura a temporada.
Dentro ou fora do país, é difícil contrariar a vontade consumista de trazer para casa um pedaço dos museus/exposições que nos marcam. Mais ainda quando essas peças são únicas... A UNKNOWNDesign vem revolucionar o merchandising cultural, com propostas de excelência, a baixos custos e produção 100% nacional. E leva o nome do país mais longe: uma das últimas conquistas foi o Museu do Prado, em Madrid, no âmbito da exposição de Vélazquez que inaugura a temporada.
O pormenor de uma pintura ou de uma joia num leque, o padrão de um antigo tecido caucasiano num écharpe, uma flor de um contador flamengo do século XVII numa caixa de chá, um rosto de Vélazquez num porta-documentos, um detalhe de Amadeo de Souza-Cardoso num candeeiro ou num baralho de cartas, um pormenor de um azulejo turco num dossier, pedaços de estórias e histórias que se trazem dos museus, aqui mais do que para lembrar o momento, pela peça em si.
São mais de 80 leques diferentes e post-its, fósforos de lareira, sabonetes, candeeiros, caixas, ambientadores, cachecóis ou porta-documentos, exemplos de objetos de merchandising não tradicionais, que se destacam do que estamos habituados a encontrar nas instituições culturais, quer pela tipologia, quer pelo design ou pelo pormenor ilustrativo, trabalhos que resultam de um investimento na pesquisa e conhecimento do acervo de cada museu.
Se juntarmos a portabilidade, o baixo custo e o facto de ser 100% feito em Portugal chegamos à UNKNOWNDesign, um projeto de design de merchandising que nasce com o propósito de divulgar o património português, dotando as instituições culturais, particularmente as de caráter museológico, com criações inovadoras que se singularizam no mercado.
É uma empresa portuguesa, que trabalha para instituições culturais, com especial dedicação aos museus, por conta e risco e em jeito corajoso de combate a crise, recorrendo apenas a produtores nacionais e recusando a mão de obra chinesa.
A isto se junta o design de excelência, que conta com a assinatura diferenciadora de João Machado, artista gráfico português, consagrado nacional e internacionalmente.
E uma nota fundamental: todo o trabalho de personalização do património cultural dos museus e instituições culturais em geral é concebido, não de forma massiva, mas respeitando e privilegiando a identidade de cada espaço, de forma a que o caraterize e diferencie em cada peça.
O resultado de tudo isto é um catálogo de produtos que ultrapassam o tradicional souvenir e apresentam múltiplas potencialidades: da óbvia lembrança de visita ou de viagem, à excelente opção enquanto presente de aniversário ou de Natal, objeto de decoração ou peça de colecionismo. São, no final, peças únicas, que podem mesmo justificar, ainda que isso não seja na realidade necessário, uma nova ida aos museus.
E quando falamos em museus, falamos dos principais, como Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais de Arte Antiga, Azulejo, Coches e de Soares dos Reis Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Palácios Nacionais de Sintra, Pena, Queluz e Mafra, Mosteiro da Batalha, Paço dos Duques de Bragança, Casa da Música ou Casa das Histórias Paula Rego, entre muitos outros.
E lá fora, mostrando que qualidade do que produzimos consegue levar o nome do país mais longe, destaca-se a colaboração com o Museu Thyssen-Bornemisza e Museu Nacional do Prado, em Madrid (Espanha); Museu Belvedere, em Viena (Áustria), e Royal Academy of Arts, em Londres (Reino Unido).
UNKNOWNDesign
http://unknowndesign.pt