Notícias
OFICINAS DE SENSIBILIZAÇÃO ARTÍSTICA
Município de Sines promove oficinas de sensibilização artística para a população. Cerca de 30 oficinas de frequência gratuita, num projeto da Câmara Municipal de Sines, cofinanciado por fundos europeus e executado pela Escola das Artes do Alentejo Litoral.
Município de Sines promove oficinas de sensibilização artística para a população
Cerca de 30 oficinas de frequência gratuita, num projeto da Câmara Municipal de Sines,
cofinanciado por fundos europeus e executado pela Escola das Artes do Alentejo Litoral.
A música, nos seus mais diversos estilos e expressões, é a base da oferta das Oficinas de Sensibilização para as Artes em Sines no ano letivo 2013/2014.
Concebidas com o objetivo de levar as artes e a cultura a todos, desenvolvendo aptidões e sensibilidades artísticas, as oficinas são de inscrição gratuita e abrangem todas as faixas etárias.
Promovidas pela Câmara Municipal de Sines no âmbito de uma candidatura a fundos europeus, as oficinas são concebidas e executadas pela Escola das Artes do Alentejo Litoral.
AS OFICINAS
As Oficinas de Sensibilização Artística não são oficinas com objetivos de formação, como outros projetos desenvolvidos pela Escola, mas sim uma forma de pessoas de todas as idades descobrirem as artes de um ponto de vista prático e ativo.
Em três oficinas para maiores de 12 anos, o monitor Júnior ajuda bandas em formação a introduzir a fusão de estilos na sua proposta musical (“Música com fusão”), a explorar o universo da percussão (“Percussão criativa”) e a descobrir os sons corporais (“Música corporal”). Júnior é também o responsável pelo Mini-Mega Music Ensemble, aula de grupo com uma abordagem intuitiva à aprendizagem da música para crianças dos 6 aos 9 anos.
Em outras três oficinas programadas, para maiores de 12 anos, é possível desenvolver técnicas corais com Pedro Boléo Rodrigues (“Coro livre”) e aprender a construir instrumentos e a tocá-los em orquestra com Carlos Guerreiro (“Banda drástica” e “Construção de instrumentos”).
Os professores Vasco Agostinho, Vasco Furtado e Jean Houde monitorizam oficinas para aprofundar os conhecimentos sobre diferentes estilos, vertentes e instrumentos do jazz: “Jazz pop”, “Bebop”, “Jam session”, “Jazz rock”, “Free jazz”, “Improvisação”, “Guitarra baixo / guitarra elétrico”. Para maiores de 12 anos.
A percussão é tratada em “Ensemble na pele”, por Vasco Furtado, para maiores de 12 anos, e no “Orff Ensemble & Friends”, por Paulo Mota, para maiores de 7 anos.
Com o monitor João Veiga os interessados poderão reinventar temas famosos da música popular anglo-saxónica (“Reinterpretação pop/rock” – a partir dos 16 anos) e canções de intervenção portuguesas (“Reinterpretação de temas de intervenção” – a partir dos 14 anos)
O MC MLKer APS monitoriza a oficina “Hip-hop” para maiores de 6 anos e Tiago Matos introduz os interessados maiores de 12 anos à música erudita contemporânea (“Ensemble Xenakis”).
Para quem tenha interesse em explorar um estúdio de som existe a oficina “Gravação e edição”, monitorizada por Paulo Abelho, para maiores de 12 anos.
Na oferta de oficinas contam-se também os projetos das orquestras “Micro-Machine-Orchestra” (para crianças dos 3 aos 7 anos), “O. O. M. - Orquestra do Outro Mundo” (para todas as idades) e “Orquestra Ligeira” (a partir dos 12 anos).
Rita Barão monitoriza oficinas para grávidas (“Musicoterapia”), mães e bebés de 0-1 anos (“Para mães e bebés”), mulheres (“Para mulheres”), mães e pais (“Disciplina positiva para pais”) e professores (“Disciplina positiva para professores”).
INSCRIÇÕES
As inscrições para as oficinas são gratuitas. Estão abertas nos serviços administrativos da Escola das Artes do Alentejo Litoral, na antiga estação de caminhos de ferro de Sines (Tel. 269 636 225; geral.eaal@gmail.com).
A duração de cada oficina é de cerca de 36 horas, distribuídas ao longo do tempo em horários a definir.
Os interessados podem inscrever-se em mais do que uma oficina, mas não mais do que uma vez na mesma oficina.
FINANCIAMENTO
As Oficinas de Sensibilização Artística são uma das componentes da candidatura a fundos FEDER / União Europeia, com recursos do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013, efetuada pela Câmara Municipal de Sines para apoio à Escola das Artes de Sines (atualmente Escola das Artes do Alentejo Litoral).
A candidatura aprovada contemplou projetos de diferentes naturezas, desde as Oficinas de Sensibilização para as Artes a obras de beneficiação do edifício da antiga estação, aquisição de instrumentos, mobiliário, equipamento técnico, etc.
O montante total da candidatura (todas as componentes) é de € 1 268 497, com uma taxa de cofinanciamento de 83,96%. A participação da Câmara Municipal de Sines é de € 203 467.
Além desta candidatura, a Câmara Municipal de Sines concluiu recentemente a adaptação do edifício da Câmara Velha para as novas instalações da Escola das Artes do Alentejo Litoral.
A obra da nova sede, inaugurada no dia 20 de julho de 2013, foi um investimento de 507 mil euros, realizado pela no âmbito do Programa de Regeneração Urbana e cofinanciado em 85% por fundos INALENTEJO / QREN 2007-2013 / FEDER / UE.