"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS MÁRIO CLÁUDIO

A Câmara Municipal de Paredes de Coura inaugura, no próximo dia 12, pelas 17 horas, o Centro de Estudos Mário Cláudio, no lugar de Venade, freguesia de Ferreira.


Antiga escola primária revitalizada para fins culturais

EDILIDADE COURENSE INAUGURA CENTRO DE ESTUDOS MÁRIO CLÁUDIO

A Câmara Municipal de Paredes de Coura inaugura, no próximo dia 12, pelas 17 horas, o Centro de Estudos Mário Cláudio, no lugar de Venade, freguesia de Ferreira.

Da autoria do arquiteto Fernando Maia Pinto, o novo equipamento cultural, ficará instalado no antigo imóvel da denominada “Escola do Calvário”, que foi preservado e adaptado às novas funcionalidades.

Por esta via, a edilidade não só reabilita um edifício emblemático do concelho, da tipologia “Plano dos Centenários”, construído na segunda metade do séc. XX, como resgata a sua missão cultural ao receber e tornar acessível à consulta o acervo documental do escritor Mário Cláudio.

Divido em três pisos, contempla, na cave, o espaço destinado ao arquivo, uma sala de expurgo, para tratamento físico da documentação, instalações sanitárias, e zona técnica. No rés-do-chão situa-se a receção e pesquisa e uma sala polivalente, edificada no local onde existia o antigo recreio coberto, destinada às atividades de dinamização cultural. Os investigadores terão, no 1º andar, uma área de estudo ao seu dispor.

Saliente-se que o Centro de Estudos surge da vontade manifestada pelo escritor Mário Cláudio em colocar o seu espólio à guarda da Autarquia courense. O acervo é constituído por objetos, cartas, apontamentos, rascunhos, publicações, jornais, suplementos, ilustrações, livros, registos fonográficos e fotografias.

Reveste-se, por isso, de uma “importância e qualidade documental, literária, histórica e cultural”, conforme está expresso no protocolo assinado entre o autor e o município courense em 12 de junho de 2009.

Com uma extensa e diversificada obra, que abarca a poesia, o teatro, o ensaio e o romance, Mário Cláudio é um dos nomes cimeiros do panorama literário nacional. O livro “Amadeo” valeu-lhe, em 1984, o Prémio APE de romance e novela, tendo sido agraciado, em 2004, com o Prémio Pessoa. É natural do Porto, mantendo, contudo, uma já longa relação afetiva com o Alto Minho, e o concelho courense, em particular.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,354,937