Notícias
INTERVENÇÃO PROFUNDA NA PONTE DA LAGONCINHA
Câmara de Famalicão garante intervenção profunda na Ponte da Lagoncinha. Acordo com a Direção Regional de Cultura e com a Junta de Lousado prevê obras de conservação, salvaguarda e valorização do monumento nacional.
Acordo com a Direção Regional de Cultura e com a Junta de Lousado prevê obras de conservação, salvaguarda e valorização do monumento nacional
Câmara de Famalicão garante intervenção profunda na Ponte da Lagoncinha
A ponte românica da Lagoncinha, classificada como Monumento Nacional desde 1943, vai entrar em obras de restauro e consolidação. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Junta de Freguesia de Lousado, acordaram a celebração de um protocolo, aprovado na última reunião do executivo municipal famalicense, que prevê uma intervenção profunda na estrutura do imóvel, um notável exemplo de ponte românica, quer em termos de engenharia, quer a nível histórico, sendo um elemento patrimonial de primeiro plano no concelho e mesmo no país.
Construída sobre o Rio Ave, a Ponte da Lagoncinha está localizada no lugar da Garrida, na freguesia de Lousado, sendo atravessada pela Estrada Municipal 508, que liga esta freguesia famalicense ao concelho de Santo Tirso. O acordo estabelecido prevê como principais ações o tratamento e limpeza das cantarias em granito, o restauro e nivelamento do tabuleiro e a consolidação da estrutura do imóvel.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, a celebração do protocolo é motivo de “grande regozijo para Vila Nova de Famalicão, pois representa uma garantia de salvaguarda e valorização de um património histórico de valor inestimável e um dos principais motivos de atracão turística do concelho”. E acrescenta: “Com esta intervenção a Ponte da Lagoncinha vai reforçar a sua importância e a sua presença nos roteiros de visita pública do Património Monumental da Região Norte”.
No âmbito do documento acordado, a Direção Regional de Cultura assume a responsabilidade pela elaboração do projeto de reabilitação e do caderno de encargos para a sua execução e o acompanhamento dos procedimentos concursais e da própria empreitada ao nível técnico. Já a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão compromete-se a financiar a verba necessária à execução da empreitada, enquanto que a Junta de Freguesia de Lousado fica também com a responsabilidade de prestar o apoio técnico necessário à execução da mesma.