"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FAMALICÃO LANÇA ESPETÁCULO DE TEATRO ITINERANTE SOBRE EDUARDO PRADO COELHO

O Município de Famalicão em parceria com a Associação Cultural Fértil, irá estrear em outubro, um espetáculo de teatro itinerante sobre a vida e obra do escritor Eduardo Prado Coelho, destinado aos alunos do ensino secundário.



Anúncio foi feito à margem da cerimónia de entrega do Grande Prémio
de Ensaio à escritora Rosa Maria Martelo

O Município de Famalicão em parceria com a Associação Cultural Fértil, irá estrear em outubro, um espetáculo de teatro itinerante sobre a vida e obra do escritor Eduardo Prado Coelho, destinado aos alunos do ensino secundário. O anúncio foi feito quarta-feira, 18 de setembro, na cerimónia de entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho à escritora Rosa Maria Martela, que decorreu ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, esta peça de teatro “é mais um instrumento para a dinamização do estudo da obra e do pensamento do escritor português”, mas também “um impulso para os alunos reconhecerem o ‘ensaio’ como um importante género de criação literária”.

Quanto à entrega do Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, Armindo Costa felicitou a escritora Rosa Maria Martelo pela sua conquista pela obra “O Cinema da Poesia”, que obteve o reconhecimento unânime do júri. O autarca famalicense não teve dúvidas em afirmar que “premiar o estudo e a dedicação ao conhecimento é a melhor forma de homenagear Eduardo Prado Coelho” e de fazer “justiça ao seu legado e à lição de vida que deixou, pela forma lúcida, frontal e honesta com que abordou os mais variados temas da sociedade portuguesa”.

Rosa Maria Martelo agradeceu a distinção, garantindo que este prémio é “sobretudo o reconhecimento do meu trabalho” admitindo-se também “feliz por contribuir para um maior conhecimento dos poetas e das questões que estuda”.

O presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, expressou o seu contentamento pela atribuição do prémio a Rosa Maria Martelo, que considera “uma das vozes emergentes no panorama dos estudos do ensaísmo e da vida cultural do país”. O responsável pela APE realçou ainda a importante colaboração mantida com o Município de Famalicão e teceu rasgados elogios à política cultural desenvolvida pelo presidente da Câmara Municipal ao longo dos seus três mandatos. “O trabalho que desenvolveu em Famalicão é um exemplo para todos os autarcas do país”, disse José Manuel Mendes. 

Recorde-se que esta é já a quarta edição do galardão. Este prémio, no valor de 7.500 euros, com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, já distinguiu autores como João Barrento, Vítor Aguiar e Silva e Manuel Gusmão.  

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,909,248