Notícias
FAMALICÃO LANÇA ESPETÁCULO DE TEATRO ITINERANTE SOBRE EDUARDO PRADO COELHO
O Município de Famalicão em parceria com a Associação Cultural Fértil, irá estrear em outubro, um espetáculo de teatro itinerante sobre a vida e obra do escritor Eduardo Prado Coelho, destinado aos alunos do ensino secundário.
Anúncio foi feito à margem da cerimónia de entrega do Grande Prémio
de Ensaio à escritora Rosa Maria Martelo
O Município de Famalicão em parceria com a Associação Cultural Fértil, irá estrear em outubro, um espetáculo de teatro itinerante sobre a vida e obra do escritor Eduardo Prado Coelho, destinado aos alunos do ensino secundário. O anúncio foi feito quarta-feira, 18 de setembro, na cerimónia de entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho à escritora Rosa Maria Martela, que decorreu ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, esta peça de teatro “é mais um instrumento para a dinamização do estudo da obra e do pensamento do escritor português”, mas também “um impulso para os alunos reconhecerem o ‘ensaio’ como um importante género de criação literária”.
Quanto à entrega do Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, Armindo Costa felicitou a escritora Rosa Maria Martelo pela sua conquista pela obra “O Cinema da Poesia”, que obteve o reconhecimento unânime do júri. O autarca famalicense não teve dúvidas em afirmar que “premiar o estudo e a dedicação ao conhecimento é a melhor forma de homenagear Eduardo Prado Coelho” e de fazer “justiça ao seu legado e à lição de vida que deixou, pela forma lúcida, frontal e honesta com que abordou os mais variados temas da sociedade portuguesa”.
Rosa Maria Martelo agradeceu a distinção, garantindo que este prémio é “sobretudo o reconhecimento do meu trabalho” admitindo-se também “feliz por contribuir para um maior conhecimento dos poetas e das questões que estuda”.
O presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, expressou o seu contentamento pela atribuição do prémio a Rosa Maria Martelo, que considera “uma das vozes emergentes no panorama dos estudos do ensaísmo e da vida cultural do país”. O responsável pela APE realçou ainda a importante colaboração mantida com o Município de Famalicão e teceu rasgados elogios à política cultural desenvolvida pelo presidente da Câmara Municipal ao longo dos seus três mandatos. “O trabalho que desenvolveu em Famalicão é um exemplo para todos os autarcas do país”, disse José Manuel Mendes.
Recorde-se que esta é já a quarta edição do galardão. Este prémio, no valor de 7.500 euros, com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, já distinguiu autores como João Barrento, Vítor Aguiar e Silva e Manuel Gusmão.