Notícias
LANG, LANZMANN E CAVALIER EM RETROSPETIVA ATÉ AO FINAL DE 2013
Entre outubro e dezembro de 2013, a programação da Cinemateca põe em foco a obra alemã e americana de Fritz Lang, reeditando a iniciativa levada a cabo em 1981 e 1983, com a proposta de um novo olhar de conjunto sobre um dos mais fundamentais trabalhos da História do Cinema.
Entre outubro e dezembro de 2013, a programação da Cinemateca põe em foco a obra alemã e americana de Fritz Lang, reeditando a iniciativa levada a cabo em 1981 e 1983, com a proposta de um novo olhar de conjunto sobre um dos mais fundamentais trabalhos da História do Cinema, cujo arco cronológico vai de 1919 a 1960, marcando o cinema alemão do período mudo e a Hollywood clássica, no quadro de vários dos seus géneros, e construindo-se com uma impressionante solidez temática e formal.
No último trimestre do ano, a programação da Cinemateca propõe também retrospetivas das obras dos franceses Claude Lanzmann e Alain Cavalier, respetivamente em colaboração com a 14ª Festa do Cinema Francês e com o Doclisboa'13, em iniciativas que contam com a presença em Lisboa de ambos os cineastas. Em preparação estão ainda dois Ciclos de filmes das coleções da Cinémathèque Royale de Belgique e da Cineteca di Bologna.
A obra de realizador, produtor e distribuidor de António da Cunha Telles terá igualmente lugar no decorrer deste último trimestre de 2013, entroncando com posteriores retrospetivas das obras de Fernando Lopes e Paulo Rocha, que Cunha Telles produziu em início de carreira, nos anos 1960, no arranque do Cinema Novo Português.
Saiba mais >> aqui