Notícias
SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES ARRANCA COM UM PROGRAMA EM PLENO
Cursos de Formação artística para todas os gostos e idades, debates de entrada livre no âmbito do Projeto Sociedade e exposições, são algumas das iniciativas que a Sociedade Nacional de Belas Artes promove nos próximos meses.
Sociedade Nacional de Belas Artes arranca
este ano letivo com um programa em pleno
Cursos de Formação artística para todas os gostos e idades, debates de entrada livre no âmbito do Projeto Sociedade e exposições, são algumas das iniciativas que a Sociedade Nacional de Belas Artes promove nos próximos meses.
Com início a 28 de outubro, os Cursos de Formação Artística têm este ano uma novidade. Junta-se aos já habituais cursos Introdução à História da Arte - Parte I e II, História da Arte Contemporânea, Desenho (Aulas com Modelo), Introdução à Cor, Estudo do Nu, Ateliê com Modelo, Pintura, Novas Técnicas em Pintura, Oficina de Apoio em Pintura e Ilustração Artística, o curso de Formação Artística Digital que vem aprofundar, a pedido de alunos e professores, as áreas de pintura digital, escultura e modelação digital em 3D e animação. As inscrições já se encontram abertas.
A oferta letiva que decorre regularmente na SNBA é complementada este ano e no próximo com o Projeto Sociedade, com curadoria de Frederico Duarte e Nuno Faria, que estão a desenvolver, desde maio de 2013, um programa que cruza arte contemporânea, o design e a arquitetura, disciplinas que construíram a história da SNBA.
Em setembro decorrem no âmbito deste projeto iniciativas distintas de debate público. O programa Juntos, Ciclo de conversas, trará à SNBA artistas, arquitetos, designers e seus clientes para discutir uma obra em comum. Encarando o projeto nas artes plásticas, arquitetura e design não só como ato de criação individual, mas também como um processo que visa a resposta a uma encomenda, ou a prestação de um serviço, discutir-se-á os avanços e recuos, contingências e triunfos, argumentos e compromissos em que este processo se baseia. O ciclo Intervalo para o Conhecimento, consiste na apresentação de teses de mestrado e doutoramento nas áreas artísticas e visa centrar na SNBA a divulgação e debate não académico sobre o conhecimento produzido por criadores e investigadores nestas disciplinas, em Portugal e no estrangeiro. (A programação específica de cada sessão será anunciada em breve)
Já a partir de 10 de outubro e até 8 de novembro será possível visitar, na Galeria Fernando de Azevedo, a exposição Das Arquiteturas Populares do Norte de Portugal à 'modernidade' em Guimarães. Recentemente apresentada no âmbito do programa Pensamento de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, a exposição apresenta, através da fotografia, 5 núcleos distintos: Da pré-história a D. Afonso Henriques; A arquitetura do milho; A arquitetura do litoral; A arquitetura da montanha e A "modernidade" em Guimarães. A exposição é de entrada livre e será realizada uma visita guiada, a 26 de outubro, pelo Arquiteto e Comissário António Menéres.
Cursos de Formação Artística
Descarregue o dossier formativo da SNBA aqui
Inscrições abertas | Início dos cursos a partir de 28 de outubro
Projeto Sociedade: Intervalo para o Conhecimento e programa Juntos
. Programa Juntos
de 17/10 a 19/12: Qui / 18h30-19h30
. Intervalo para o Conhecimento
23/09 a 21/10: Seg / 18h30-19h30
28/10 a 20/12: Seg e Ter / 18h30-19h30
Exposição Das Arquiteturas Populares do Norte de Portugal à 'modernidade' em Guimarães, pelo arquiteto e comissário António Menéres
De 10 de outubro a 8 de novembro