Notícias
RENOVADA A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DO AROUCA GEOPARK PELA EGN/GGN - UNESCO
O Arouca Geopark, reconhecido pela EGN/GGN sob os auspícios da UNESCO, desde abril de 2009, foi recentemente sujeito ao processo de avaliação quadrienal do desempenho da sua estrutura de gestão, na implementação de medidas que visam o desenvolvimento sustentável deste território.
O Arouca Geopark, reconhecido pela EGN/GGN sob os auspícios da UNESCO, desde abril de 2009, foi recentemente sujeito ao processo de avaliação quadrienal do desempenho da sua estrutura de gestão, na implementação de medidas que visam o desenvolvimento sustentável deste território. No decurso da reunião do Comité de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques, que decorreu no Cilento & Vallo di Diano Geopark (Salerno – Itália) no passado dia 3 de setembro de 2013, foi decidido por unanimidade dos delegados presentes, com base num relatório de missão de avaliação muito positivo e elogioso, a atribuição do “Cartão Verde” à AGA - Associação Geoparque Arouca e, consequentemente, o reconhecimento internacional do Arouca Geopark para o quadriénio 2013-2017. Este resultado assume-se como uma validação internacional das atividades desenvolvidas neste território nos domínios da Ciência, Educação, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Territorial.
No decurso desta reunião foi, ainda, outorgado o certificado de Membro da Rede Global de Geoparques ao Geoparque Açores, o terceiro geoparque português, reforçando por esta via o papel e a importância do Fórum Português de Geoparques, coordenado pela Comissão Nacional da UNESCO. Foram ainda admitidos mais quatro novos membros, provenientes de Eslovénia (Idrija Geopark), Holanda (Hondsrug Geopark), Itália (Sesia Val Grande Geopark) e Turquia (Kula Volcanic Geopark), passando a Rede Europeia de Geoparques a contar a partir deste momento com um total de 58 territórios membros.
A direção da AGA regozija-se com atribuição deste galardão, agora renovado ao Arouca Geopark, partilhando-o com toda a equipa técnica, associados, paceiros e toda a comunidade. Este momento de júbilo traz, também, novas responsabilidades e desafios à AGA, pelo que se espera um contínuo envolvimento de toda a comunidade e dos parceiros locais e nacionais, indispensáveis à consolidação e afirmação desta abordagem de desenvolvimento territorial.