"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTUGUESES PREMIADOS NO MAIOR FESTIVAL DE MARIONETAS DO MUNDO

A S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos e a Trulé foram distinguidas no Wayang World Puppet Carnival, na Indonésia. Wayang World Puppet Carnival é o maior festival de marionetas do mundo.


A S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos e a Trulé foram distinguidas no Wayang World Puppet Carnival, na Indonésia. Wayang World Puppet Carnival é o maior festival de marionetas do mundo.

Os grupos portugueses S. A. Marionetas, Teatro & Bonecos e Trulé, Investigação de Formas Animadas conquistaram dois prémios no Wayang World Puppet Carnival 2013, o maior festival de marionetas do mundo, que encerrou no domingo em Jacarta, na Indonésia.

A companhia S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, obteve o galardão de melhor espetáculo tradicional de rua e a Trulé foi distinguida com o prémio de melhor animação de marionetas, no festival que decorreu ao longo da semana passada na capital indonésia.

"São dois prémios importantíssimos para as marionetas portuguesas. É um grande reconhecimento do trabalho feito numa zona do globo onde o teatro das marionetas é muito forte", disse à Lusa José Gil, diretor da S. A. Marionetas -Teatro & Bonecos, num contacto telefónico.

64 grupos de 46 países

A S. A. Marionetas - Teatro & Bonecos, que nasceu há 16 anos em Alcobaça, apresentou os espetáculos "Tubic", que consiste numa conversa animada sem palavras entre os marionetistas e o tubista Gil Gonçalves, e "Teatro Dom Roberto", que representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente.

O grupo Trulé - Investigação de Formas Animadas, dirigido por Manuel Costa Dias e com sede em Évora, apresentou o espetáculo "Puppets of my life" ("Marionetas da minha vida"), que resulta de um trabalho de mais de 30 anos de pesquisa de várias técnicas de construção e manipulação de marionetas.

"A emoção é boa, agora gostava que houvesse correspondência quando chegássemos a Portugal", disse Manuel Costa Dias, igualmente contactado pela Lusa por telefone, defendendo uma maior divulgação desta arte.

O Wayang World Puppet Carnival foi organizado pela Associação de Marionetas da Indonésia e pela Fundação Arsari Djojohadikusumo e contou com a participação de 64 grupos de 46 países.

O mundo yang

Durante os sete dias de apresentação, quatro espaços da capital indonésia acolheram espetáculos de todo o mundo, sendo que várias representações se prolongaram até as 4h.

Após o reconhecimento do wayang (marionetas na língua indonésia) como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003, a Indonésia tem como missão preservar o seu património e é nesse âmbito que organiza o festival.

O wayang nasceu em Java (os primeiros registos datam de 930 d.C,) e tem sido tradicionalmente usado como uma ferramenta para a divulgação de valores culturais, sendo a veneração dos antepassados e a proteção dos deuses temas recorrentes.

A palavra wayang tem origem na palavra yang, que remete para o mundo sobrenatural ou espiritual e que se pretende representar e interpretar através do uso de marionetas, desenhos e atores. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,357,796