Notícias
PORTUGUESES PREMIADOS NO MAIOR FESTIVAL DE MARIONETAS DO MUNDO
A S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos e a Trulé foram distinguidas no Wayang World Puppet Carnival, na Indonésia. Wayang World Puppet Carnival é o maior festival de marionetas do mundo.
A S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos e a Trulé foram distinguidas no Wayang World Puppet Carnival, na Indonésia. Wayang World Puppet Carnival é o maior festival de marionetas do mundo.
Os grupos portugueses S. A. Marionetas, Teatro & Bonecos e Trulé, Investigação de Formas Animadas conquistaram dois prémios no Wayang World Puppet Carnival 2013, o maior festival de marionetas do mundo, que encerrou no domingo em Jacarta, na Indonésia.
A companhia S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, obteve o galardão de melhor espetáculo tradicional de rua e a Trulé foi distinguida com o prémio de melhor animação de marionetas, no festival que decorreu ao longo da semana passada na capital indonésia.
"São dois prémios importantíssimos para as marionetas portuguesas. É um grande reconhecimento do trabalho feito numa zona do globo onde o teatro das marionetas é muito forte", disse à Lusa José Gil, diretor da S. A. Marionetas -Teatro & Bonecos, num contacto telefónico.
64 grupos de 46 países
A S. A. Marionetas - Teatro & Bonecos, que nasceu há 16 anos em Alcobaça, apresentou os espetáculos "Tubic", que consiste numa conversa animada sem palavras entre os marionetistas e o tubista Gil Gonçalves, e "Teatro Dom Roberto", que representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente.
O grupo Trulé - Investigação de Formas Animadas, dirigido por Manuel Costa Dias e com sede em Évora, apresentou o espetáculo "Puppets of my life" ("Marionetas da minha vida"), que resulta de um trabalho de mais de 30 anos de pesquisa de várias técnicas de construção e manipulação de marionetas.
"A emoção é boa, agora gostava que houvesse correspondência quando chegássemos a Portugal", disse Manuel Costa Dias, igualmente contactado pela Lusa por telefone, defendendo uma maior divulgação desta arte.
O Wayang World Puppet Carnival foi organizado pela Associação de Marionetas da Indonésia e pela Fundação Arsari Djojohadikusumo e contou com a participação de 64 grupos de 46 países.
O mundo yang
Durante os sete dias de apresentação, quatro espaços da capital indonésia acolheram espetáculos de todo o mundo, sendo que várias representações se prolongaram até as 4h.
Após o reconhecimento do wayang (marionetas na língua indonésia) como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003, a Indonésia tem como missão preservar o seu património e é nesse âmbito que organiza o festival.
O wayang nasceu em Java (os primeiros registos datam de 930 d.C,) e tem sido tradicionalmente usado como uma ferramenta para a divulgação de valores culturais, sendo a veneração dos antepassados e a proteção dos deuses temas recorrentes.
A palavra wayang tem origem na palavra yang, que remete para o mundo sobrenatural ou espiritual e que se pretende representar e interpretar através do uso de marionetas, desenhos e atores.