"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HISTORIADOR PORTUGUÊS NOMEADO PARA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DE SÃO PAULO

O historiador de arte José António Falcão foi nomeado pelos seus pares membro correspondente internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.


O historiador de arte José António Falcão foi nomeado pelos seus pares membro correspondente internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Fundado em 1894 e com sede na Rua Benjamin Constant, em pleno centro da capital paulista, este organismo é uma das mais antigas e mais prestigiadas instituições de estudos históricos e geográficos do Brasil, consagrando-se especialmente à pesquisa da cidade de São Paulo e do seu estado. Dele faz parte um escol de investigadores nacionais e estrangeiros, entre os quais oito cientistas portugueses.

José António Falcão, conservador-chefe de museus e professor universitário, dirige o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja desde 1984. Autor de vasta bibliografia sobre a arte portuguesa e europeia, tem-se debruçado sobre os laços históricos que unem o Alentejo ao Brasil, estudando, nomeadamente, um dos mais famosos bandeirantes – exploradores que penetraram nos sertões à frente de expedições, as bandeiras: António Raposo Tavares, natural de São Miguel do Pinheiro (Mértola), em 1598, que morreu na então vila de São Paulo, em 1659, após ter delimitado as fronteiras do atual território brasileiro.

Membro, entre outras instituições científicas deste país, do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (Universidade Federal de Minas Gerais), José António Falcão foi distinguido, em 2012, com a Medalha Barão de Studart, pelos serviços prestados às ciências históricas (Instituto do Ceará). Os trabalhos que dedicou a Raposo Tavares e à época em que ele viveu trazem, segundo os meios académicos brasileiros, contributos decisivos para se compreender, logo a partir das suas origens, uma das figuras míticas da história de São Paulo.  

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,358,972