"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CIBA ADERE AO PROJETO "HISTÓRIAS DO CENTRO"

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), passa a integrar o projeto “Histórias do Centro” tendo como objetivo ajudar a dinamizar a cultura da região de Leiria e potencializar o interesse cultural dos seus habitantes.


O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), passa a integrar o projeto “Histórias do Centro” tendo como objetivo ajudar a dinamizar a cultura da região de Leiria e potencializar o interesse cultural dos seus habitantes.

O projeto “Histórias do Centro” é composto por seis entidades locais que reúne num único voucher a possibilidade de visitar os monumentos incluídos. Neste momento podem ser visitados, no âmbito deste projeto o Parque Monges, o Museu do Vinho, o Museu Raul da Bernarda, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, o Museu Comunidade Concelhia da Batalha e o Castelo de Leiria.

Esta iniciativa visa promover a cultura local, e nacional, de forma a que possam ter acesso a várias tendências culturais. Para tal, basta adquirir o caderno de seis vouchers num dos locais referidos por um valor inferior à compra individual de cada entrada (valor do voucher é de 12€).

Para o Diretor do CIBA, João Mareco "são iniciativas deste género, envolvendo as autarquias e os agentes privados, como a Fundação Batalha de Aljubarrota ou o Parque dos Monges, numa altura de indefinição e ainda arranque da futura entidade Turismo do Centro, que serão uma mais-valia e trazem valor acrescentado à região. Contribuem para a permanência dos visitantes e para a diversidade e qualificação de uma oferta turística integrada”.

“Este é o início de um longo processo de trabalho para os técnicos respetivos, que crescerá gradualmente, com resultado garantido para a cultura portuguesa, em especial para os mais novos que podem ter aqui a possibilidade de visitar vários polos de cultura da região onde estão inseridos”, acrescenta João Mareco.

“Histórias do Centro” tem como objetivo agrupar as entidades que pretendam vir a fazer parte deste projeto, tendo como interesse futuro:

• Fomentando a organização de eventos, projetos e programas culturais
• Incrementando circuitos patrimoniais e turísticos
• Partilhar o conhecimento e recursos na área da programação, gestão e comunicação
• Intercâmbio na divulgação cultural, educativa e turística

Centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota
Foi criado em 2002 e tem como objetivo apresentar a Batalha de Aljubarrota ao público, de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. O Centro dispõe de dois núcleos expositivos dedicados à Batalha, à época em que se inseriu e às descobertas arqueológicas no campo de batalha; um auditório para projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram. Comporta, ainda, serviços educativos com um programa variado dirigido não só a escolas, mas a outros grupos, visitantes individuais e famílias.
www.fundacao-aljubarrota.pt

Fundação Batalha de Aljubarrota
A Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) foi constituída em 2002, com a preocupação de valorizar e dignificar uma parte do património cultural Português associada aos principais campos de batalha existentes em Portugal, recuperando-os e valorizando-os. Existem seis locais históricos, os campos de batalha de Atoleiros (1384), Trancoso (1385), Aljubarrota (1385), Linhas de Elvas (1659), Ameixial (1663) e Montes Claros (1665).

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,359,267