Notícias
PROGRAMA VER, OUVIR E DEGUSTAR ALARGA ROTA ATÉ AO AEROPORTO DO PORTO
Depois de quase um ano a transformar o Aeroporto de Lisboa numa montra privilegiada do sentir português, a ANA Aeroportos de Portugal alargou a sua programação cultural e criativa ao Aeroporto do Porto, que passará, a partir deste mês, a receber o Programa Ver, Ouvir e Degustar.
Depois de quase um ano a transformar o Aeroporto de Lisboa numa montra privilegiada do sentir português, a ANA Aeroportos de Portugal alargou a sua programação cultural e criativa ao Aeroporto do Porto, que passará, a partir deste mês, a receber o Programa Ver, Ouvir e Degustar. Trata-se de um programa de iniciativas culturais e criativas, assente na lógica de promoção da identidade Portugal em diferentes domínios - música, gastronomia, tradições, dança e design – atividades que irão contribuir para melhorar a experiência dos passageiros, dando-lhes a conhecer a diversidade do que se faz no nosso país. Exposições da Branca Design e das Guitarras Malabar, atuação da Orquestra XXI e História da Cerveja em Portugal são viagens com data marcada para agosto e setembro, que ninguém vai querer perder.
A Exposição “Tudo isto é...” - Guitarras Portuguesas de Autor da Malabar - promete unir de forma melodiosa cor e forma, e contagiar os passageiros do Aeroporto do Porto nos meses de agosto e setembro. Siza Vieira e Joana Vasconcelos são apenas duas das personalidades que interpretaram o objeto guitarra à sua maneira. Malabar é uma empresa portuguesa de mobiliário que inova pela apresentação da guitarra portuguesa personalizada por vários artistas. A Coleção é composta por distintas guitarras, todas elas personalizadas com símbolos da cultura portuguesa, desde os típicos azulejos portugueses até à bonita e tradicional filigrana.
Ainda durante o mês de agosto, a Orquestra XXI irá juntar, em uníssono, 40 músicos portugueses de renome que integram as melhores orquestras do mundo. A ideia é trazer estes músicos a Portugal onde, além de concertos, irão também ajudar a dinamizar as academias de música nacionais, num périplo de uma semana pelo nosso país, que tem como um dos pontos de paragem o Aeroporto do Porto, com uma formação especialmente pensada para esta apresentação. Trata-se de um projeto 100% nacional que ganhou no passado mês de junho a iniciativa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa.
A cultura cervejeira, rica em factos históricos, está presente no dia a dia das pessoas e surge como um aliado indispensável na gastronomia portuguesa e um produto de grande impacto na economia nacional. Devido à sua forte tradição em Portugal, o Aeroporto do Porto recebe este mês, “Beer Bar Sommelier” uma iniciativa que pretende contar a História da Cerveja. A sua génese, a escolha dos equipamentos, o regime de trabalho, as matérias-primas, as temperaturas de fermentação, são algumas das explicações que serão dadas. Uma vez contada a história, será feita uma degustação por um Sommelier, bem como harmonizações de cerveja com gastronomia, organizada em parceria pela Unicer associada da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja.
Também o design português contemporâneo pretende impactar os passageiros do Aeroporto do Porto. A Branca Lisboa surge como uma nova linha de mobiliário para a casa, onde cada peça é o resultado de uma abordagem experimental, apoiada por uma pesquisa detalhada sobre as qualidades estéticas e estruturais dos materiais, bem como sobre os melhores métodos de produção. A BRANCA Lisboa une as tradições artesanais portuguesas com estética contemporânea e tem orgulho de trabalhar com artesãos, combinando as suas técnicas com as ferramentas de produção digital mais atuais.
Tal como acontece no Aeroporto de Lisboa, este programa irá contar, com um leque alargado de parceiros de renome, e incluir ainda semanas gastronómicas, lançamentos de livros com sessões de autógrafos e a realização de residências artísticas, entre outros.
Para a ANA Aeroportos de Portugal é extremamente importante que os Aeroportos que gere tenham cada vez mais algo memorável e diferenciador, que marque quem por eles passa. Além disso, sendo a principal porta de entrada e saída do nosso País, devem projetar positivamente a imagem, cultura e identidade nacionais.
-
A partir de dia 30 de agosto, área restrita após Raio-X – Exposição “Tudo isto é…” Guitarras Portuguesas Malabar e Mostra Design Branca Lisboa
-
Dia 30 de agosto, às 17H, na área restrita – Orquestra XXI
-
Dia 16 de setembro, durante a tarde, na área restrita – História da Cerveja
Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:
Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas, dando resposta à necessidade dos passageiros que, conforme dados provenientes dos inquéritos de avaliação da satisfação, destacaram a dinamização cultural como uma área a melhorar. Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.