"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARQUIVO MUNICIPAL DE FAMALICÃO ABERTO AO MUNDO

Já está disponível na internet a página do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, de Vila Nova de Famalicão.

 

Já está disponível na internet a página do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, de Vila Nova de Famalicão. A plataforma que está alojada no portal oficial do município em www.vilanovadefamalicao.org tem já disponíveis para consulta várias dezenas de documentos, sendo constantemente alimentada e atualizada com nova informação. Para além da pesquisa do documento, o utilizador pode consultar o seu conteúdo assim como visualizar o original. Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa “trata-se de uma ferramenta muito importante e muito útil para quem quer conhecer melhor a história de Vila Nova de Famalicão”.

De acesso rápido, intuito e eficaz, a plataforma tem ligação às redes sociais, o que permite aos utilizadores partilhar informação com os amigos, no facebook, no twitter, ou através de correio eletrónico. Na página inicial, os utilizadores podem optar por uma pesquisa simples, colocando o nome do documento e as datas, por uma pesquisa avançada ou pelos destaques (fundos e coleções; representações digitais; documentos e todos os registos).

Entre os documentos mais antigos, realce por exemplo a planta geral de Vila Nova de Famalicão datada de 1920, a primeira edição de postais de Famalicão de 1902 ou ainda fotografias diversas do concelho com datas desde 1890.

Refira-se que o novo Arquivo Municipal foi inaugurado no passado dia 9 de Julho, data em que se celebrou o Dia da Cidade. Localizado na antiga Casa Malheiro, na Rua Adriano Pinto Basto, bem no centro da cidade, o Arquivo Alberto Sampaio reúne um valioso espólio, com documentos que relatam os mais de 800 anos de vida do município, devidamente catalogado.

As obras de adaptação do edifício implicaram a criação de diversos espaços com destaque para uma biblioteca com zona de leitura, um espaço inovador que vai permitir um acesso privilegiado das pessoas aos vários documentos. Referência ainda para um espaço destinado à consulta de suportes especiais e artigos de referência, sala de restauro, sala de digitalizações, depósito de peças especiais, sala de receção de documentação, sala de reuniões e gabinete de arquivista, entre outros. O arquivo acolhe milhares de documentos, sendo constituído por cerca de 4,2 quilómetros de estantes lineares.

Refira-se que o investimento total do Arquivo incluindo as obras de adaptação e reabilitação do edifício e ainda a aquisição de mobiliário e informatização ultrapassam o milhão de euros, tendo contado com uma comparticipação na ordem dos 85 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao Programa Regional ON.2 – o Novo Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,358,743