"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UNIVERSIDADE DE ÉVORA ARRANCA COM PÓS GRADUAÇÃO EM PATRIMÓNIO NA CIDADE DE ELVAS

Protocolo com Politécnico de Portalegre e Universidades da Extremadura e Lisboa.

 

 

A Universidade de Évora assinou dia 18 de julho, no salão nobre da Câmara de Elvas, um protocolo de associação com a Universidade da Extremadura (Badajoz), Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Portalegre.

A iniciativa prevê a realização, já no próximo ano letivo, de um Curso de pós-graduação em Recuperação do Património Histórico e Regeneração Urbana e Económica, dirigido Engenheiros Civis, Arquitetos, Historiadores, Economistas, ou outras formações com interesse nesta área.

As reuniões preparatórias para a realização da Pós Graduação têm decorrido em Elvas e Évora, sendo que a componente letiva do curso será lecionada em regime presencial em Elvas. A próxima reunião, em que já se prevê a presença de potenciais interessados em frequentá-la, está marcada para o dia 12 de setembro, em local a definir na região da Extremadura.

Para Teresa Pinheiro-Alves, docente na Universidade de Évora e diretora do curso de pós graduação que agora se apresenta, refere-se a este percurso formativo, que também é transfronteiriço, como um curso inovador, havendo a preocupação, neste primeiro ano, de o enfoque ser dado às construções militares.

Recorde-se que a criação deste curso acontece numa altura em que a cidade de Elvas foi reconhecida como Património Mundial, pela UNESCO, havendo “necessidade de consolidar uma rede transfronteiriça de cidades património mundial e reconhecendo a importância da defesa do património histórico e a contribuição da recuperação do património para o desenvolvimento económico, gerador de emprego e catalisador de atividades económicas”.

Refira-se ainda que a assinatura deste protocolo acontece quando está reunido o interesse de vários municípios das regiões do Alentejo e da Extremadura para a intervenção no património histórico, com o envolvimento dos seus técnicos, para além de haver também interesse em promover a colaboração entre instituições do ensino superior e a comunidade.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,359,153