Notícias
UNIVERSIDADE DE ÉVORA ARRANCA COM PÓS GRADUAÇÃO EM PATRIMÓNIO NA CIDADE DE ELVAS
Protocolo com Politécnico de Portalegre e Universidades da Extremadura e Lisboa.
A Universidade de Évora assinou dia 18 de julho, no salão nobre da Câmara de Elvas, um protocolo de associação com a Universidade da Extremadura (Badajoz), Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Portalegre.
A iniciativa prevê a realização, já no próximo ano letivo, de um Curso de pós-graduação em Recuperação do Património Histórico e Regeneração Urbana e Económica, dirigido Engenheiros Civis, Arquitetos, Historiadores, Economistas, ou outras formações com interesse nesta área.
As reuniões preparatórias para a realização da Pós Graduação têm decorrido em Elvas e Évora, sendo que a componente letiva do curso será lecionada em regime presencial em Elvas. A próxima reunião, em que já se prevê a presença de potenciais interessados em frequentá-la, está marcada para o dia 12 de setembro, em local a definir na região da Extremadura.
Para Teresa Pinheiro-Alves, docente na Universidade de Évora e diretora do curso de pós graduação que agora se apresenta, refere-se a este percurso formativo, que também é transfronteiriço, como um curso inovador, havendo a preocupação, neste primeiro ano, de o enfoque ser dado às construções militares.
Recorde-se que a criação deste curso acontece numa altura em que a cidade de Elvas foi reconhecida como Património Mundial, pela UNESCO, havendo “necessidade de consolidar uma rede transfronteiriça de cidades património mundial e reconhecendo a importância da defesa do património histórico e a contribuição da recuperação do património para o desenvolvimento económico, gerador de emprego e catalisador de atividades económicas”.
Refira-se ainda que a assinatura deste protocolo acontece quando está reunido o interesse de vários municípios das regiões do Alentejo e da Extremadura para a intervenção no património histórico, com o envolvimento dos seus técnicos, para além de haver também interesse em promover a colaboração entre instituições do ensino superior e a comunidade.