Notícias
FESTIVAL ANDANÇAS: AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde 1996, altura da sua primeira edição, que o Festival Andanças se norteia pelos princípios da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Difundem-se princípios e práticas que os diversos participantes levam consigo, como sementes que podem germinar e frutificar noutros locais, no seu dia a dia.
Festival Andanças 2013: AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde 1996, altura da sua primeira edição, que o Festival Andanças se norteia pelos princípios da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Procuram-se adotar melhores práticas, aplicando-as de forma continuada e progressiva, de forma a reduzir os impactes negativos locais e globais e fazendo com que o festival toque na Terra de modo mais suave. Pretendem-se criar e fixar mudanças, locais e regionais, para a sustentabilidade, com melhores práticas que se enraízem e deem frutos. Difundem-se princípios e práticas que os diversos participantes levam consigo, como sementes que podem germinar e frutificar noutros locais, no seu dia a dia. As medidas ambientais para esta edição atuam a vários níveis:
Resíduos:
Zero descartável – No Andanças não há louça descartável – não há copos, nem pratos, nem talheres de plástico descartáveis. Há canecas reutilizáveis para cada participante e, sempre que possível, pratos e talheres lavados depois das refeições. Nos casos em que não há alternativa, utilizam-se copos e pratos de papel, encaminhados depois para a compostagem local. Para reduzir o consumo de garrafas de plástico, há pontos de água espalhados pelo espaço do Festival e incentiva-se a distribuição de bebidas de pressão.
Sensibilização e acordo com concessionados – Os candidatos a concessões (“tascos” e feira) apenas são admitidos quando se comprometem com os princípios ambientais do Festival, utilizando louça reutilizável ou, se as condições não o possibilitarem, louça descartável que possa ir para a compostagem (de papel e sem tintas).
Separação para reciclagem – em todo o recinto há mini-ecopontos para os participantes colocarem seletivamente as embalagens, com separação também de resíduos orgânicos e de outros resíduos.
Zero beatas no chão – São disponibilizados cinzeiros e os fumadores são incentivados a ter o seu cinzeiro portátil para que, mesmo no resto do ano, as beatas tenham o destino certo.
Comida:
Zero desperdício de Comida – Dose certa! – Sensibilização dos participantes a servirem-se apenas da quantidade de comida que irão consumir.
Menu Km Zero – As refeições na Cantina Andanças são produzidas, tanto quanto possível com ingredientes produzidos localmente, e, durante um dia o Menu é mesmo Km Zero, com todos os ingredientes produzidos num raio de 20 Km.
Água e energia:
Zero desperdício de água – Sensibilização para o consumo consciente de água com a recirculação de água de duches para autoclismos e opção por casas de banho e urinóis secos.
Mobilidade sustentável como um hábito – Incentivo à utilização de transportes públicos coletivos – o Andanças possui uma parceria com a CP e com a Rede-Expressos, oferecendo benefícios aos participantes que optem por estes meios de transporte. Incentiva também a partilha de boleias para o Festival através do site de partilha de boleias www.boleias.net.
Sensibilização para energias renováveis – São divulgadas diversas soluções simples e com caráter demonstrativo da utilização da energia solar.
O Andanças é organizado pela PédeXumbo – Associação para a Promoção de Música e Dança.