Notícias
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM VÂNIA ROVISCO
Residência Artística do 1ª Avenida junta mais de 40 inscritos de todas as áreas criativas da cidade do Porto - 22 a 27 julho – edifício AXA.
Residência Artística do 1ª Avenida junta mais de 40 inscritos de todas as áreas criativas da cidade do Porto
22 a 27 julho – edifício AXA
De 22 a 27 de julho, Vânia Rovisco, a convite do 1ª Avenida e numa parceria com o NEC, vai realizar uma residência artística no AXA, juntando mais de 40 pessoas das mais diversas áreas, para desenvolver uma instalação performativa.
Durante uma semana, quem passar pelo AXA poderá cruzar-se com bailarinos, coreógrafos, músicos, atores, encenadores, cientistas, artistas visuais, designers de luz, realizadores, escritores, artistas de live art e outros, e assistir a vários momentos performativos nos mais diversos locais do edifício.
No dia 27 de julho, sábado, haverá um encontro e convite performativo aberto ao público – sem hora marcada!
A G E N D A
22 a 27 julho :: Edifício AXA
Residência artística com Vânia Rovisco
NEC convida Vânia Rovisco para desenvolver uma instalação performativa, com duração de 3 horas, a partir de uma residência que envolve artistas locais desde bailarinos a coreógrafos, músicos, atores, encenadores, cientistas, artistas visuais, designers de luz, realizadores, escritores, artistas de live art e tudo o que não caiba em categorias.
Inscrições: nec@nec.co.pt
NEC
26 e 27 julho | 21h30, 22h00, 22h30 | piso 7 – torreão - todas as 6af e sábados até setembro
Concertos Acusmáticos
A Casa da Música surge com uma nova experiência: concertos acusmáticos que exploram um espaço inédito no Edifício Axa – 1ª Avenida, o Torreão com vista sobre a cidade do Porto.
Ambient 4, Brian Eno - 19, 20, 26 e 27 de julho
Kontakte, Stockhausen - 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de agosto
Soothing sounds for baby, Raymond Scott - 23, 24, 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro
Symphonie pour un homme seul, Henry/Schaeffer - 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro
Espacialização e visuais Digitópia
CASA DA MÚSICA
até 27 julho | 21h30 - 4af a domingo | Piso 4 - Anfiteatro
Cabaret Maison Marléne
“São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem descanso. Com vinho, com Poesia, ou com a virtude.” Charles Baudelaire
Maison Marlène é a casa onde tudo pode acontecer. Cabaret sórdido, sujo e de qualidade duvidosa, mantido por uma troupe de raros trabalhadores do espetáculo que gerem as suas vidas tal como o negócio que mantêm. Marlène, a figura misteriosa do cabaret , é o elemento gerador da trama e da relação entre as personagens. De um lado, o espetáculo propriamente dito, com números de magia, canções, danças macabras e travestismo, do outro, as peripécias vividas em bastidores.
Inspirados em Karl Valentin vamos percorrendo a história do Cabaret e de outras referências literárias e cinematográficas. Maison Marlène é uma comédia fortemente centrada no jogo da improvisação e da relação direta com o público.
Texto: Coletivo | Encenação: António Júlio | Direção Musical: Maria Vasquez | Elenco: Beatriz Frutuoso, Daniela Marques, Edi Gaspar, Élio Ferreira, Maria Teresa Barbosa | Cenografia, Figurinos e adereços : Paula Cabral | Iluminação: Rui Monteiro | Sonoplastia: Fábio Ferreira | Direção Técnica: Pedro Vieira de Carvalho | Direção de Cena: Natércio Silva | Coordenação de Luz: Cárin Geada | Coordenação de Som: Fábio Ferreira | Comunicação e Divulgação ACE Teatro do Bolhão: Daniela Ferreira, Eva Ângelo, Gabriela Poças | Produção: Glória Cheio, Pedro Aparício
Reservas: bilheteira@ace-tb.com / 222089007
ACE Teatro do Bolhão
27 julho | 18h00 à 1h00 | Piso 6+Piso 7
Residência Porta Aberta
Os artistas residentes desta primeira fase do projeto 1ª Avenida abrem as portas dos seus ateliers ao público. Venha descobri-los!
1ª Avenida
27 julho | 17h30 | Piso 1-Sala Serviço Educativo
Cinderela
Os atores do Teatro de Marionetas do Porto partilham o texto Cinderela e levam os participantes a um mergulho no universo do espetáculo com o mesmo nome, através da experimentação ao nivel do movimento e voz e para terminar todos podem assistir a uma projeção com possibilidade de conversa no final.
Inscrições e informações: teatro@marionetasdoporto.pt / www.marionetasdoporto.pt
TEATRO MARIONETAS DO PORTO / LETRAS NA AVENIDA
27 julho | 18h30 | Esplanada Letras na Avenida
4 estações - Vivaldi
Com: Eliseu Silva (Violino I), Ana Patricia Lopes (Violino II), André Gamelas (Violino III), Emanuel Vieira (Violeta), Filipe Roriz (Violoncelo), Fernado Costa (Violoncelo)
CURSO MÚSICA SILVA MONTEIRO – LUSITANAE ENSEMBLE
28 julho | 22h00 | Esplanada Letras na Avenida
Mean Swing Machine
Com: Susana Santos Silva (trompete), João Pedro Brandão (sax alto e flauta), José Pedro Coelho (sax tenor), Rui Teixeira (sax barítono), Eurico Costa (guitarra), Hugo Raro (piano), João Paulo Rosado (contrabaixo), José Marrucho (bateria)
Esta banda dedica-se à interpretação de repertório da era do swing, época áurea do jazz dançante.
PORTA-JAZZ
CONTINUAM...
até 31 julho – piso 3
Exposição dos finalistas de 2013 do Curso de Artes Plásticas e Intermédia da ESAP: pintura, instalação e vídeo
Exposição dos projetos do residentes da ESAP: Impressão
Exposição “Multiplicidades V”: obra gráfica
ESAP
Exposição “DA FUNDAÇÃO” - coleção de arte da Fundação da Juventude
“DA FUNDAÇÃO” marca uma vez mais a associação da Fundação da Juventude ao 1ª Avenida na dinamização económica e social da Baixa do Porto, sendo esta exposição o resultado de 23 anos de atividade da Fundação no apoio aos jovens criadores nacionais e internacionais.
Nesta mostra poderá encontrar trabalhos de Pintura, Fotografia e Escultura, elaborados por jovens artistas, desde 1990 até 2013, tendo estes jovens tido já a oportunidade de mostrar as suas criações em exposição individual e/ou coletiva, na sede ou delegações da Fundação da Juventude ou ainda no seu equipamento cultural “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”.
A seleção das obras e acompanhamento da exposição esteve a cargo da FBAUP, nas pessoas de Domingos Loureiro e Sofia Torres.
É uma exposição que apresenta diversas técnicas e estilos, em cerca de 40 obras de 40 criadores, numa aposta de valores nas artes plásticas, que pode ser visitada até dia 31 de julho.
Recorde-se que a Fundação da Juventude com esta iniciativa visa uma vez mais dar a conhecer o seu espólio, promovendo a integração dos jovens na vida profissional.
até 31 de julho – piso 2
“A ENTREVISTA PERPÉTUA”
Exposição COLEÇÃO DE SERRALVES, “COLEÇÃO ANA JOTTA” E CONVIDADOS
A singularidade do trabalho de Ana Jotta (Lisboa, 1946), passa pela completa ausência de estilo ? ao ponto de parecer, em cada mostra individual que apresenta, estarmos perante obras de vários artistas. Por isso a presente exposição, ao promover um diálogo entre as suas peças que integram a Coleção de Serralves e obras de outros artistas nela representados (e ainda alguns artistas convidados a apresentar obras inéditas), pode ser vista enquanto um encontro de coleções: Coleção de Serralves e “Coleção Ana Jotta”. Reúnem-se, além de pinturas, esculturas e bordados de Ana Jotta, obras de artistas que já colaboraram com a artista ? casos de Pedro Barateiro, Isabel Carvalho e Pedro Casqueiro ? e pinturas, filmes e instalações sonoras de autores que sublinham algumas das principais caraterísticas da sua prática: a obsessiva repetição, o premeditado e muito sofisticado amadorismo, a relação com a decoração e com o teatro (algumas das suas peças parecem-se com adereços, ou copiam padrões) e a utilização do som, particularmente da voz.
Curadoria: Ricardo Nicolau com Filipa Loureiro
Produção: Fundação de Serralves
Artistas na exposição:
Pedro Barateiro I Isabel Carvalho I Pedro Casqueiro I Patricia Dauder I Ana Jotta I David Lamelas I João Marçal I Dennis Oppenheim I Musa Paradisíaca (Miguel Ferrão & Eduardo Guerra) I Mariana Caló & Francisco Queimadela I Nuno Ramalho I Ângelo de Sousa