"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM VÂNIA ROVISCO

Residência Artística do 1ª Avenida junta mais de 40 inscritos de todas as áreas criativas da cidade do Porto - 22 a 27 julho – edifício AXA.


Residência Artística do 1ª Avenida junta mais de 40 inscritos de todas as áreas criativas da cidade do Porto
22 a 27 julho – edifício AXA

De 22 a 27 de julho, Vânia Rovisco, a convite do 1ª Avenida e numa parceria com o NEC,  vai realizar uma residência artística no AXA, juntando mais de 40 pessoas das mais diversas áreas, para desenvolver uma instalação performativa.

Durante uma semana, quem passar pelo AXA poderá cruzar-se com bailarinos, coreógrafos, músicos, atores, encenadores, cientistas, artistas visuais, designers de luz, realizadores, escritores, artistas de live art e outros, e assistir a vários momentos performativos nos mais diversos locais do edifício.

No dia 27 de julho, sábado, haverá um encontro e convite performativo aberto ao público – sem hora marcada!


A G E N D A

22 a 27 julho :: Edifício AXA
Residência artística com Vânia Rovisco
NEC convida Vânia Rovisco para desenvolver uma instalação performativa, com duração de 3 horas, a partir de uma residência que envolve artistas locais desde bailarinos a coreógrafos, músicos, atores, encenadores, cientistas, artistas visuais, designers de luz, realizadores, escritores, artistas de live art e tudo o que não caiba em categorias.
Inscrições: nec@nec.co.pt
NEC

26 e 27 julho | 21h30, 22h00, 22h30  |  piso 7 – torreão - todas as 6af e sábados até setembro
Concertos Acusmáticos
A Casa da Música surge com uma nova experiência: concertos acusmáticos que exploram um espaço inédito no Edifício Axa – 1ª Avenida, o Torreão com vista sobre a cidade do Porto.
Ambient 4,
Brian Eno - 19, 20, 26 e 27 de julho
Kontakte, Stockhausen - 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de agosto
Soothing sounds for baby, Raymond Scott - 23, 24, 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro
Symphonie pour un homme seul, Henry/Schaeffer - 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro
Espacialização e visuais Digitópia
CASA DA MÚSICA

até 27 julho | 21h30 - 4af a domingo | Piso 4 - Anfiteatro
Cabaret Maison Marléne
“São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem descanso. Com vinho, com Poesia, ou com a virtude.” Charles Baudelaire

Maison Marlène é a casa onde tudo pode acontecer. Cabaret sórdido, sujo e de qualidade duvidosa, mantido por uma troupe de raros trabalhadores do espetáculo que gerem as suas vidas tal como o negócio que mantêm. Marlène, a figura misteriosa do cabaret , é o elemento gerador da trama e da relação entre as personagens. De um lado, o espetáculo propriamente dito, com números de magia, canções, danças macabras e travestismo, do outro, as peripécias vividas em bastidores.
Inspirados em Karl Valentin vamos percorrendo a história do Cabaret e de outras referências literárias e cinematográficas. Maison Marlène é uma comédia fortemente centrada no jogo da improvisação e da relação direta com o público.
Texto: Coletivo | Encenação: António Júlio | Direção Musical: Maria Vasquez | Elenco: Beatriz Frutuoso, Daniela Marques, Edi Gaspar, Élio Ferreira, Maria Teresa Barbosa | Cenografia,  Figurinos e adereços : Paula Cabral | Iluminação: Rui Monteiro | Sonoplastia: Fábio Ferreira | Direção Técnica: Pedro Vieira de Carvalho | Direção de Cena: Natércio Silva | Coordenação de Luz: Cárin Geada | Coordenação de Som: Fábio Ferreira | Comunicação e Divulgação ACE Teatro do Bolhão: Daniela Ferreira, Eva Ângelo, Gabriela Poças | Produção: Glória Cheio, Pedro Aparício
Reservas: bilheteira@ace-tb.com / 222089007
ACE Teatro do Bolhão

27 julho | 18h00 à 1h00 | Piso 6+Piso 7
Residência Porta Aberta
Os artistas residentes desta primeira fase do projeto 1ª Avenida abrem as portas dos seus ateliers ao público. Venha descobri-los!
1ª Avenida

27 julho | 17h30 | Piso 1-Sala Serviço Educativo
Cinderela
Os atores do Teatro de Marionetas do Porto partilham o texto Cinderela e levam os participantes a um mergulho no universo do espetáculo com o mesmo nome, através da experimentação ao nivel do movimento e voz e para terminar todos podem assistir a uma projeção com possibilidade de conversa no final.
Inscrições e informações: teatro@marionetasdoporto.pt / www.marionetasdoporto.pt
TEATRO MARIONETAS DO PORTO / LETRAS NA AVENIDA

27 julho | 18h30 | Esplanada Letras na Avenida
4 estações - Vivaldi
Com: Eliseu Silva (Violino I), Ana Patricia Lopes (Violino II), André Gamelas (Violino III), Emanuel Vieira (Violeta), Filipe Roriz (Violoncelo), Fernado Costa (Violoncelo)
CURSO MÚSICA SILVA MONTEIRO – LUSITANAE ENSEMBLE

28 julho | 22h00 | Esplanada Letras na Avenida
Mean Swing Machine
Com: Susana Santos Silva (trompete), João Pedro Brandão (sax alto e flauta), José Pedro Coelho (sax tenor), Rui Teixeira (sax barítono), Eurico Costa (guitarra), Hugo Raro (piano), João Paulo Rosado (contrabaixo), José Marrucho (bateria)
Esta banda dedica-se à interpretação de repertório da era do swing, época áurea do jazz dançante.
PORTA-JAZZ

CONTINUAM...

até 31 julho – piso 3
Exposição dos finalistas de 2013 do Curso de Artes Plásticas e Intermédia da ESAP: pintura, instalação e vídeo
Exposição dos projetos do residentes da ESAP: Impressão
Exposição “Multiplicidades V”: obra gráfica
ESAP

Exposição “DA FUNDAÇÃO” - coleção de arte da Fundação da Juventude
“DA FUNDAÇÃO” marca uma vez mais a associação da Fundação da Juventude ao 1ª Avenida na dinamização económica e social da Baixa do Porto, sendo esta exposição o resultado de 23 anos de atividade da Fundação no apoio aos jovens criadores nacionais e internacionais.
Nesta mostra poderá encontrar trabalhos de Pintura, Fotografia e Escultura, elaborados por jovens artistas, desde 1990 até 2013, tendo estes jovens tido já a oportunidade de mostrar as suas criações em exposição individual e/ou coletiva, na sede ou delegações da Fundação da Juventude ou ainda no seu equipamento cultural “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”.
A seleção das obras e acompanhamento da exposição esteve a cargo da FBAUP, nas pessoas de Domingos Loureiro e Sofia Torres.
É uma exposição que apresenta diversas técnicas e estilos, em cerca de 40 obras de 40 criadores, numa aposta de valores nas artes plásticas, que pode ser visitada até dia 31 de julho.
Recorde-se que a Fundação da Juventude com esta iniciativa visa uma vez mais dar a conhecer o seu espólio, promovendo a integração dos jovens na vida profissional.

até 31 de julho – piso 2
“A ENTREVISTA PERPÉTUA”
Exposição COLEÇÃO DE SERRALVES, “COLEÇÃO ANA JOTTA” E CONVIDADOS
A singularidade do trabalho de Ana Jotta (Lisboa, 1946), passa pela completa ausência de estilo ? ao ponto de parecer, em cada mostra individual que apresenta, estarmos perante obras de vários artistas. Por isso a presente exposição, ao promover um diálogo entre as suas peças que integram a Coleção de Serralves e obras de outros artistas nela representados (e ainda alguns artistas convidados a apresentar obras inéditas), pode ser vista enquanto um encontro de coleções: Coleção de Serralves e “Coleção Ana Jotta”. Reúnem-se, além de pinturas, esculturas e bordados de Ana Jotta, obras de artistas que já colaboraram com a artista ? casos de Pedro Barateiro, Isabel Carvalho e Pedro Casqueiro ? e pinturas, filmes e instalações sonoras de autores que sublinham algumas das principais caraterísticas da sua prática: a obsessiva repetição, o premeditado e muito sofisticado amadorismo, a relação com a decoração e com o teatro (algumas das suas peças parecem-se com adereços, ou copiam padrões) e a utilização do som, particularmente da voz. 
Curadoria: Ricardo Nicolau com Filipa Loureiro
Produção: Fundação de Serralves
Artistas na exposição:
Pedro Barateiro I Isabel Carvalho I Pedro Casqueiro I Patricia Dauder I Ana Jotta I David Lamelas I João Marçal I Dennis Oppenheim I Musa Paradisíaca (Miguel Ferrão & Eduardo Guerra) I Mariana Caló & Francisco Queimadela I Nuno Ramalho I Ângelo de Sousa

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,359,083