Notícias
OLHOS NA PRU - INSTALAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO
Olívia Da Silva e João Leal até setembro na Fábrica de Santo Thyrso até setembro. São dois artistas que trabalham em fotografia e em vídeo e que realizaram uma representação imagética dos lugares objeto de intervenção que culmina numa exibição pública.
OLHOS NA PRU - Instalação, Fotografia e Vídeo é um projeto autoral que pretende desenvolver uma reflexão criativa e estética sobre questões da regeneração urbana e da cultura na cidade de Santo Tirso e decorre no âmbito das intervenções da Parceria para a Regeneração Urbana – Margens do Ave.
São dois artistas que trabalham em fotografia e em vídeo e que realizaram uma representação imagética dos lugares objeto de intervenção que culmina numa exibição pública, na Fábrica de Santo Thyrso.
Por um lado, procura-se no “Percurso Pedonal e Ciclável”, como qualquer outro percurso, uma forma de facilitar e potenciar a ligação entre dois pontos. Neste caso, o percurso em causa, veio permitir que a população do concelho se aproximasse mais do rio. O Ave está mais limpo, pronto para que possa ser de novo disfrutado pelas pessoas. Embora numa escala distinta, pode encontrar-se um paralelismo entre esta aproximação e a que foi feita ao Tejo, em Lisboa, com a Expo 98. Mas para além desta ligação, o percurso servira também para aproximar as pessoas da natureza e de uma forma de vida mais saudável.
O percurso mencionado, quando totalmente concluído, será um eixo de ligação entre as várias intervenções da “Parceria para a Regeneração Urbana” (PRU): o Parque da Rabada, o Passeio dos Frades, a Escola Profissional de Hotelaria, o Centro de Educação Ambiental e a Nave Cultural Fabrica do Teles. A abordagem proposta para este trabalho pretende ser um vincar dessa ligação através da sugestão narrativa que remeta para uma experiencia de lugar e de relação com o mesmo por parte do autor.
Por outro lado, associa-se a representação pedonal a representação de memórias passadas e presentes através da imagem fotográfica do sujeito e da autorrepresentação construída num dos espaços antigos da fabrica e, atualmente, ocupado pelo Centro Interpretativo da Fabrica de Santo Thyrso.
Imagens fotográficas de Olívia Da Silva:
+ info em www.fabricasantothyrso.pt/