"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OLHOS NA PRU - INSTALAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO

Olívia Da Silva e João Leal até setembro na Fábrica de Santo Thyrso até setembro. São dois artistas que trabalham em fotografia e em vídeo e que realizaram uma representação imagética dos lugares objeto de intervenção que culmina numa exibição pública.


OLHOS NA PRU - Instalação, Fotografia e Vídeo é um projeto autoral que pretende desenvolver uma reflexão criativa e estética sobre questões da regeneração urbana e da cultura na cidade de Santo Tirso e decorre no âmbito das intervenções da Parceria para a Regeneração Urbana – Margens do Ave.

São dois artistas que trabalham em fotografia e em vídeo e que realizaram uma representação imagética dos lugares objeto de intervenção que culmina numa exibição pública, na Fábrica de Santo Thyrso.

Por um lado, procura-se no “Percurso Pedonal e Ciclável”, como qualquer outro percurso, uma forma de facilitar e potenciar a ligação entre dois pontos. Neste caso, o percurso em causa, veio permitir que a população do concelho se aproximasse mais do rio. O Ave está mais limpo, pronto para que possa ser de novo disfrutado pelas pessoas. Embora numa escala distinta, pode encontrar-se um paralelismo entre esta aproximação e a que foi feita ao Tejo, em Lisboa, com a Expo 98. Mas para além desta ligação, o percurso servira também para aproximar as pessoas da natureza e de uma forma de vida mais saudável.

O percurso mencionado, quando totalmente concluído, será um eixo de ligação entre as várias intervenções da “Parceria para a Regeneração Urbana” (PRU): o Parque da Rabada, o Passeio dos Frades, a Escola Profissional de Hotelaria, o Centro de Educação Ambiental e a Nave Cultural Fabrica do Teles. A abordagem proposta para este trabalho pretende ser um vincar dessa ligação através da sugestão narrativa que remeta para uma experiencia de lugar e de relação com o mesmo por parte do autor.

Por outro lado, associa-se a representação pedonal a representação de memórias passadas e presentes através da imagem fotográfica do sujeito e da autorrepresentação construída num dos espaços antigos da fabrica e, atualmente, ocupado pelo Centro Interpretativo da Fabrica de Santo Thyrso.



Imagens fotográficas de Olívia Da Silva:


+ info em www.fabricasantothyrso.pt/

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,358,842