Notícias
ESCOLA PORTUGUESA DE ARTE EQUESTRE APRESENTA-SE NO ROYAL WELSH SHOW
Oito apesentações, de 22 a 25 de julho, naquela que é a maior feira de agricultura do Reino Unido e uma das maiores da Europa.
A Escola Portuguesa de Arte Equestre vai apresentar-se, de 22 a 25 de julho, no Royal Welsh Show, para 8 apresentações naquela que é a maior feira de agricultura do Reino Unido, e uma das maiores da Europa.
Partiram já para o País de Gales (mais exatamente para Llanelwedd, local do Royal Welsh Show), 20 cavalos lusitanos da Escola de Arte Equestre (em 2 camiões de transporte, acompanhados por 2 tratadores, que viajarão por estrada e ferry até ao Reino Unido), aos quais se juntarão 10 cavaleiros e 3 tratadores, para participarem em duas apresentações por dia.
Esta feira, que recebe anualmente cerca de 200.000 visitantes, apresenta os melhores exemplares do gado galês, mas engloba também entretenimento de alta qualidade. Este ano o principal destaque é apresentação da Escola Portuguesa de Arte Equestre, que contará com elementos da Família Real Britânica na assistência.
Em resposta a este convite a Escola apresentará números como o Rédeas Longas, o Solo, o Pas de Trois, o Carrossel, a Picaria Real e, pela primeira vez, a recriação dos Jogos da Corte. Estes jogos, com origem na cavalaria de guerra, popularizaram-se entre os séc. XVI e XVIII nas academias equestres. Servem para testar a educação e obediência do cavalo, bem como a perícia do cavaleiro, funcionando como treino para a guerra. O último torneio real teve lugar em Lisboa em 1795, mas a prática para entretenimento manteve-se na Europa.
Nestes espetáculos será já utilizada a nova seleção musical, feita em parceria com o Maestro Massimo Mazzeo (Divino Sospiro), e que pretendeu, após a análise dos passos apresentados, rever a música do séc. XVIII, que permite ter diferentes momentos musicais e rítmicos ao longo do espetáculo.
A presença da Escola Portuguesa de Arte Equestre em apresentações internacionais é essencial para a divulgação e cumprimento da sua missão, que é fundamentalmente a promoção do Cavalo Lusitano e da equitação tradicional portuguesa. Está sedeada nos Jardins do Palácio de Queluz, onde se apresenta todas as 4ªs feiras e onde decorrem os treinos diários dos cavalos.