Notícias
MAIS ANTIGO HOTEL DE VIANA VAI DAR LUGAR A INCUBADORA CRIATIVA
Um dos hotéis mais antigos de Viana do Castelo deverá dar lugar a uma incubadora criativa, conforme anúncio feito pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.
Um dos hotéis mais antigos de Viana do Castelo deverá dar lugar a uma incubadora criativa, conforme anúncio feito pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa. O Hotel Aliança encerrou em 2011 e a autarquia já iniciou contactos com os proprietários para fazer o levantamento sobre o edifício, situado no centro histórico da cidade, para ser refuncionalizado e permitir a interação com a comunidade. O projecto está em fase de análise e deverá ser alvo de uma candidatura a fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
"É um espaço central no centro histórico da cidade, aproveitando os quartos para apoio ao criadores e as áreas comuns serão para exposições, criando uma dinâmica interessante. Gostaríamos de lançar as indústrias criativas mais ligadas à economia, ao mar, ao artesanato, madeiras e cerâmicas, áreas em que já temos conhecimento", anunciou José Maria Costa, autarca de Viana do Castelo.
O espaço, localizado na Avenida dos Combatente da Grande Guerra, de frente para o rio Lima, a história do hotel remonta a 1798, então como hotel Hotel Águia de Ouro e passando em 1907 à sua designação Hotel Aliança, sendo na altura do seu encerramento, em 2011, o mais antigo hotel em funcionamento na cidade, com 350 metros quadrados, divididos em
22 quartos, 44 camas, para além dos espaços comuns e com categoria de duas estrelas.
"Será um local de acolhimento aos jovens talentos de Viana do Castelo para iniciarem a sua actividade e um espaço amplo para poderem promover os seus trabalhos. Estamos a trabalhar num grupo base para lançamento desse projeto, jovens que já estejam implementados no mercado para ajudar os mais novos", explicou o presidente da Câmara e Viana do Castelo, durante o Workshop "Viana Criativa - avaliar para potenciar", que se realizou na Biblioteca Municipal, no passado dia 8 de julho.
A criação de uma Incubadora Criativa é o resultado efectivo do projeto Viana Criativa, que ao longo de um ano mostrou que Viana do Castelo cumpre os requisitos para ter um ambiente favorável para a criatividade, sendo uma "Cittaslow". No workshop "Viana Criativa - Avaliar para Potenciar", a autarquia garantiu ainda a continuidade deste projecto, que considerou "importante" para a diferenciação e afirmação do concelho.
Sob o mote connecting life, apply creativity, Viana Criativa aposta numa identidade territorial forte e diferenciadora, assente na criatividade, assumindo-a não só como fator distintivo mas também enquanto atitude transversalmente observável nas pessoas, nos locais e nos negócios.Numa iniciativa que envolve a parceria entre várias entidades locais, como a Câmara Municipal, a Associação Empresarial e o Instituto Politécnico, associada a dezenas de outras, públicas e privadas, em nome individual ou coletivo, procura valorizar as vivências, o talento e os negócios num ambiente urbano, multicultural e tolerante.