"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MÚSICA PROFANA LANÇAM "ABAKIR"

O grupo entrou em estúdio no final de 2012 e gravou o primeiro álbum chamado “Abakir”, que foi lançado dia 8 de junho com o recurso a uma campanha de crowdfunding bem sucedida.


O projeto Música Profana estabeleceu-se como banda em 2009 e é oriundo da vila de Ponte de Lima. Inicialmente a sua sonoridade combinava metal com elementos de música tradicional/folk, mas quando em 2011 a banda foi desafiada a fazer um espetáculo acústico, percebeu-se que havia um outro caminho a explorar e desde aí que se tem mantido nesse registo.

Inteiramente cantadas em português, as canções baseiam-se em Mitos, Lendas e feitos históricos do povo português. No alinhamento encontam-se como exemplo o “Mensageiro da Névoa”, inspirado no mito de D. Sebastião, “Inês”, baseado na história de Inês de Castro, assim como temas sobre Lendas locais, como é o caso de “Zaida, A Mal Degolada”, Unhas do Diabo” e “Abakir”.

A banda atuou pela primeira vez ainda em formato elétrico no Mercado das Artes 2010 em Ponte de Lima, tendo-se seguido o Festival Sul d’Lima em Vitorino das Donas nesse mesmo verão.

Em Outubro de 2011, os Música Profana alteraram então a sua sonoridade para o formato acústico aquando do convite para uma atuação no Museu dos Terceiros em Ponte de Lima, inserido no programa “A Viagem do Artenauta”, organizado pelo CLA da Universidade Aberta. Já no final de 2011, o grupo tocou na Associação Cultural CAL - Comunidade Artística Limiana, também em Ponte de Lima.

Em 2012 atuaram na Loja Rural, Ponte de Lima e no Marginal Artes em Arcos de Valdevez.

O grupo entrou em estúdio no final de 2012 e gravou o primeiro álbum chamado “Abakir”, que foi lançado dia 8 de junho com o recurso a uma campanha de crowdfunding bem sucedida. 

O concerto de apresentação decorreu na edição de 2013 do Ruarte/Mercado das Artes.

Em junho de 2013 os Musica Profana foram uma das 4 bandas finalistas do Concurso Internacional de Folk Ciudad de Oviedo, tendo-se deslocado ao Teatro Campoamor para uma atuação.

Album “ABAKIR” 2013

Dia 8 de junho de 2013 foi lançado o primeiro longa duração de Música Profana, entitulado “Abakir”, totalmente gravado e produzido pelo grupo. A edição física em CD só foi possível através de uma campanha de crowdfunding bem sucedida, cumprindo os objetivos previstos.

http://ppl.com.pt/pt/prj/musica-profana

O álbum reúne alguns temas antigos que foram entretanto adaptados para um formato mais acústico,  as também novas composições mais ritmadas e dançáveis, baseadas na gaita de foles e em fortes percussões. A introdução do bouzouki ajudou a complementar a nova sonoridade da banda.

A temática das letras segue a mesma linha de inspiração em mitos, lendas e feitos históricos nacionais, não se limitando no entanto a apenas esses temas.

O tema “Menina Triste”, com um poema de Zeca Afonso, conta com a participação da fadista limiana Cláudia Pimenta.

Artistas de quem gostamos:
Zeca Afonso, Brigada Vítor Jara, Né Ladeiras, Dazkarieh, Uxu Kalhus, Pé Na Terra, Luar Na Lubre, Hedningarna, Galandum Galundaina, Leaves Eyes, Amorphis

Influências:
Mitos e Lendas, Tradição Oral, Poetas Portugueses, Figuras Mitológicas

Sites:
http://www.facebook.com/musicaprofana
http://www.youtube.com/musicaprofanaoficial

Line Up:
Catarina Lima: Voz
Daniel Moreira: Bouzouki & Guitarra
Fausto Silva: Guitarra
Hélder Cerqueira: Gaita de Foles
Nuno Silva: Baixo & Synth
Nelson Fernandes: Bateria e Percussão

Setlist: (sem ordem específica)
1 - ABAKIR (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
2 - ZAIDA A MAL DEGOLADA (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
3 - ORFEU (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
4 - MENSAGEIRO DA NEVOA (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
5 - ÚLTIMA VIAGEM (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
6 - INÊS (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
7 - ENTRUDO (Tema Tradicional, Arranjos: Daniel Moreira)
8 - UNHAS DO DIABO (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
9 - CANTO DO POETA (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
10 - MENINA TRISTE (Musica: Daniel Moreira, Letra: José Afonso)
11 - GALGO NEGRO (Musica: Daniel Moreira, Letra: Ana Catarina Lima)
12 - MOSTRENGO (Musica: Daniel Moreira, Letra: Adaptação Fernando Pessoa)
13 – MENINAS VAMOS À MURTA (Tema Tradicional, Arranjos: Daniel Moreira)

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,358,777