"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"FAMALICÃO MAKEOVER 2013"

Desde o passado dia 7, jovens oriundos de oito países trabalham na limpeza e recuperação do património famalicense, nomeadamente do Pontão de Antas, um monumento românico construído sobre o rio Pelhe, entre os séculos XII e XIII.



Paulo Cunha destacou importância do projeto 

Programa internacional decorre até 20 de julho

"FAMALICÃO MAKEOVER 2013" DÁ A CONHECER
PATRIMÓNIO CULTURAL A JOVENS EUROPEUS

“Desde pequeno que sempre gostei muito de Portugal, por isso, quando apareceu esta oportunidade decidi aproveitar e vir até aqui conhecer este país”. Marco, 24 anos, de nacionalidade italiana é um dos cerca de 20 jovens voluntários, que está a participar no campo de trabalho “Famalicão Make Over 2013”, promovido pela Associação Juvenil Yupi em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Desde o passado dia 7, os jovens oriundos de oito países trabalham na limpeza e recuperação do património famalicense, nomeadamente do Pontão de Antas, um monumento românico construído sobre o rio Pelhe, entre os séculos XII e XIII.

Para este estudante da área da economia, o mais interessante desta iniciativa é o convívio, mas também a possibilidade de conhecer locais diferentes, como é o caso do Parque da Devesa, “um espaço que me encantou”, como referiu. Já Lucas, de 20 anos, oriundo do Reino Unido, já conhecia Portugal, “estive cá no ano passado num festival de verão e como gostei muito, decidi regressar como voluntário”. “Tenho muito tempo livre e pensei que o voluntariado seria bom”, salientou referindo que a experiência está a ser muito agradável. “Estou a gostar muito”, sublinhou.

Esta é, de resto, a opinião de todo o grupo que vai ficar em Vila Nova de Famalicão até ao próximo dia 20 de julho. Os jovens marcaram presença na conferência de imprensa de apresentação do “Famalicão Make Over 2013”, promovido ao abrigo do programa de campos de trabalho internacionais do Instituto Português do Desporto e Juventude. No encontro com os jornalistas estiveram ainda presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, os responsáveis da Yupi, Mariana Marques e Sérgio Mirra, o vereador da Juventude, Mário Passos, e o diretor Regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros.

Para Paulo Cunha, o projeto que já existe há alguns anos ganhou “uma nova dinâmica com a participação da associação Yupi”. “Em Vila Nova de Famalicão, temos vários espaços de importância arqueológica e patrimonial, a presença dos jovens é importante, mas é também decisivo que a comunidade se envolva, de forma a proteger e salvaguardar este património”, afirmou.

O vice-presidente que é também vereador da Cultura referiu ainda que a limpeza e o restauro dos artefactos deve servir para “avivar a história” e chamar a atenção das pessoas para a proteção desse património, que é de todos. Por outro lado, Paulo Cunha, salientou a dimensão internacional do projeto. “A participação destes jovens permite-nos exportar a identidade famalicense, dando a conhecer a nossa história e a nossa cultura”, acrescentou.

“A POLITICA DE JUVENTUDE DE FAMALICÃO É EXEMPLO”

O diretor Regional do IPDJ, Manuel Barros, teceu grandes elogios ao projeto, referindo que tal se deve por um lado ao empenho da Yupi, e por outro à dinâmica da política municipal de apoio à juventude. Para o responsável “a política de juventude do município de Famalicão é um exemplo para toda a região Norte”. E acrescenta: “Famalicão destaca-se pela dinâmica política, pela diversidade de iniciativas, mas também pela forma como está a estruturar todo o trabalho em prol da juventude”. Manuel Barros destacou que o “Famalicão Make Over 2013” foi um dos três projetos selecionados da região norte, num universo de dez, realçando que os jovens que participam no projeto devem tornar-se “embaixadores de Portugal”, para que um dia regressem com turistas.

Por sua vez, a coordenadora do projeto da Yupi, Mariana Marques salientou a importância do projeto, agradecendo os apoios. Para a responsável o “Famalicão Make Over 2013” baseia-se nas premissas de voluntariado juvenil, cidadania ativa, cultura e educação não formal.

Depois da limpeza e recuperação do Pontão de Antas, os jovens irão trabalhar na estátua de Santo António, numa das rotundas mais frequentadas da cidade, e também na réplica do balneário castrejo, situado no Parque da Devesa. Os jovens voluntários são oriundos de Espanha, Turquia, Reino Unido, República Checa, Itália, Rússia, Portugal e Polónia.

Entre 21 de julho e 3 de agosto, irá decorrer um novo período do campo trabalho, para jovens voluntários locais.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,359,070