Notícias
"A CORDA", CURTA-METRAGEM VENCEDORA NO 48 SHORT MEDIA
O 48 Short Media é uma maratona organizada pela EPMS. Na primeira edição deste concurso nacional, o desafio colocado aos 12 grupos participantes (5 elementos cada), eram bastante ambiciosos: realizar uma curta-metragem, desde o seu argumento até à sonoplastia, criar um cartaz, website e fotografia, em apenas 48 horas.
O 48 Short Media é uma maratona organizada pela EPMS. Na primeira edição deste concurso nacional, o desafio colocado aos 12 grupos participantes (5 elementos cada), eram bastante ambiciosos: realizar uma curta-metragem, desde o seu argumento até à sonoplastia, criar um cartaz, website e fotografia, em apenas 48 horas. Como se não bastasse, existiam algumas condicionantes: a curta-metragem devia ser inspirada no poema "Autopsicografia" de Fernando Pessoa, durante a curta devia aparecer uma garrafa de vinho do vinho do Dão e cada grupo tinha de usar pelo menos um ator disponibilizado pela organização. Para tudo isto, as equipas foram acolhidas no Solar do Vinho do Dão, onde trabalharam durante os três dias (desde as 15h de sexta-feira até às 15h de Domingo).
Ainda no Domingo, à noite, realizou-se a gala de apresentação das curtas-metragens onde se anunciaram também os vencedores. Haviam seis categorias, no valor de 200 cada um, e um Grande Prémio (1300€). O júri era constituído por quatro elementos, Nuno Rocha, António Homem Cardoso, Margarida Oliveira, e Pedro Albuquerque.
Com argumento de Ana Seia, fotografia de Tiago Ribeiro, banda sonora e sonoplastia de L Filipe dos Santos, e realização e montagem de Luís Belo, "A Corda", foi a grande vencedora da noite acumulando as categorias de "Melhor Cartaz", "Melhor Fotografia" e "Melhor Curta" e levando para casa o "Grande Prémio".
Pode-se consultar todo o trabalho em www.acordashortfilm.com, ou ver diretamente a curta aqui.
Os restantes vencedores foram a Maxfilms em "Melhor Sonoplastia", Shortframe em "Melhor Webdesign" e Coletivo 5 que venceu o "Melhor Argumento".