"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DESPAÍS: UMA MANIF, UM DEBATE E UM PAÍS À VENDA

Pedro Sena-Lino – poeta, ficcionista e investigador a viver em Berlim – vem a Portugal para apresentar despaís, romance que escreveu sobre o estado da nação. Esta sexta-feira, dia 12, às 13h00, numa praça de Lisboa, o autor lidera um flash-mob, que simula uma manifestação, recorrendo a textos do livro.

 

Uma manif, um debate e um país à venda
Pedro Sena-Lino vem a Portugal apresentar despaís, esta sexta-feira

Pedro Sena-Lino – poeta, ficcionista e investigador a viver em Berlim – vem a Portugal para apresentar despaís, romance que escreveu sobre o estado da nação. Esta sexta-feira, dia 12, às 13h00, numa praça de Lisboa, o autor lidera um flash-mob, que simula uma manifestação, recorrendo a textos do livro. Às 18h30, no Grémio Literário (Rua Ivens, 37), recebe para um debate sobre o possível fim de Portugal em 2023 (cenário traçado no livro) Carvalho da Silva, José Vítor Malheiros, Ludovic Heyraud, Madalena Resende e Ronaldo Bonnachi.

O livro mostra um país dependente da ajuda externa, pobre, emigrado, desempregado, envelhecido. Gerido por políticos corruptos, ou líricos sem ligação à realidade, acaba vendido em partes, como depois de uma insolvência.

O romance inicia-se com uma situação inimaginável hoje: e se houvesse um referendo sobre o fim do país – e este ganhasse? Será impossível? Esta é a história de como virtualmente isso poderia um dia acontecer. Eis o cenário: o país mergulhado no enésimo pacote de apoio externo, as reformas totalmente congeladas, a escola pública paga, o desemprego e a emigração galopantes; os bancos a falir; entre vários outros aspetos igualmente negativos.

Este romance-provocação chega às livrarias a 12 de julho e vai ter apresentações em várias cidades do país. A primeira tem lugar no Porto, a 15 de julho, às 18h30, na FNAC Sta. Catarina. Seguem-se Coimbra, Lisboa e Faro, em datas a anunciar brevemente.

PRIMEIRAS PÁGINAS disponíveis para leitura aqui.

O AUTOR


© Marco Möller

Pedro Sena-Lino nasceu em Lisboa na Páscoa de 1977. Publicou sete volumes de poesia, estando traduzido em Alemão, Croata, Francês, Inglês e Japonês; cinco livros infantis; um livro de contos, Museu de História Sobrenatural, e um romance, 333; e três manuais de escrita criativa. Fundador e diretor da Companhia do Eu, terminou recentemente o doutoramento sobre literatura feminina do século XVII. despaís é o seu segundo romance. Atualmente, vive em Berlim.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,358,721