Notícias
TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO NO PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA
Tiveram início, no mês de junho, os trabalhos de recuperação no Palácio Nacional de Sintra, que incluem a caiação das fachadas e das chaminés monumentais (ex-libris de Sintra), bem como a beneficiação da cobertura da Sala dos Brasões, num projeto que implica um investimento de cerca de 119.000 Euros por parte da Parques de Sintra.
Recuperação de fachadas, chaminés e
cobertura da Sala dos Brasões do Palácio Nacional de Sintra
· Recuperação: fachadas, chaminés, cobertura da Sala dos Brasões
· Investimento: 119.000 Euros
· Duração: 4 meses
Tiveram início, no mês de junho, os trabalhos de recuperação no Palácio Nacional de Sintra, que incluem a caiação das fachadas e das chaminés monumentais (ex-libris de Sintra), bem como a beneficiação da cobertura da Sala dos Brasões, num projeto que implica um investimento de cerca de 119.000 Euros por parte da Parques de Sintra. Estes trabalhos visam combater as condições de degradação da última caiação, a presença de colonização biológica e as zonas de queda de reboco. O projeto tem uma duração prevista de 4 meses, durante os quais o Palácio continuará aberto todos os dias.
O estado de degradação incluía as 3 chaminés de cozinha, duas das quais foram assimiladas como ex-libris de Sintra, pela sua imponente dimensão (33 metros), cuja extrema exposição às condições atmosféricas, quer pela geometria quer pela posição mais desprotegida, justificam a aceleração da sua degradação em relação ao restante Palácio. A conservação das chaminés e das fachadas irá devolver ao Palácio Nacional de Sintra uma maior homogeneidade na cor.
O projeto inclui também a beneficiação das águas sul e poente do telhado da Torre dos Brasões, na continuidade de uma intervenção anterior, e serão adotados os mesmos princípios de tratamento, procurando substituir as estruturas degradadas por novos elementos, designadamente: telhas, guarda-pós, ripado, varedo e passadeiras. Estes trabalhos permitirão resolver as infiltrações detetadas na Sala dos Brasões, prolongando a vida útil da cobertura, e restituir a imagem deste importante corpo do Palácio. Adicionalmente, serão instaladas proteções contra pombos.
O Palácio Nacional de Sintra recebe anualmente cerca de 400 mil visitantes, constituindo-se como um dos monumentos mais visitados de Sintra, bem como uma das imagens mais fotografadas pelos turistas e utilizada para divulgar o local como destino turístico.
Antes: |
|