Notícias
NOVO ARQUIVO MUNICIPAL DE FAMALICÃO
Vila Nova de Famalicão celebra na próxima terça-feira, 9 de julho, 28 anos de elevação a cidade. A data será comemorada com um conjunto de iniciativas diversas donde se destaca a inauguração do novo Arquivo Histórico Municipal que vai adotar o nome do historiador Alberto Sampaio.
Novo Arquivo Municipal é inaugurado na próxima terça-feira, honrando a história de Famalicão
Vila Nova de Famalicão celebra na próxima terça-feira, 9 de julho, 28 anos de elevação a cidade. A data será comemorada com um conjunto de iniciativas diversas donde se destaca a inauguração do novo Arquivo Histórico Municipal que vai adotar o nome do historiador Alberto Sampaio. “A melhor forma de celebrarmos o presente e o futuro da nossa terra é honrar o seu passado, neste caso, criando condições dignas para a sua valorização e divulgação”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, considerando a construção do novo arquivo como “uma das obras mais importantes deste mandato em prol da cultura”.
A nova casa forte da história de Vila Nova de Famalicão está localizada na antiga Casa Malheiro, na Rua Adriano Pinto Basto, bem no centro da cidade. Com esta mudança de instalações, o Arquivo Municipal “ganha uma nova dimensão e dignidade, fazendo justiça ao nome de Alberto Sampaio que o apelida”, refere Armindo Costa, acrescentando que “ao mudar-se para o centro da cidade, o arquivo conquista um lugar de destaque na cultura famalicense”.
Reunindo um valioso espólio, com documentos que relatam os mais de 800 anos de vida do município, devidamente catalogados, o Arquivo Municipal estava até agora instalado na cave do edifício dos Paços do Concelho e em outros espaços do município, sem as devidas condições de segurança e conservação dos documentos.
O investimento total do Arquivo incluindo as obras de adaptação e reabilitação do edifício e ainda a aquisição de mobiliário e informatização ultrapassam o milhão de euros, tendo contado com uma comparticipação na ordem dos 85 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao Programa Regional ON.2 – o Novo Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
As obras de adaptação do edifício implicaram a criação de diversos espaços com destaque para a biblioteca com zona de leitura, um espaço destinado à consulta de suportes especiais e artigos de referência, sala de restauro, sala de digitalizações, depósito de peças especiais, sala de receção de documentação, sala de reuniões e gabinete de arquivista, entre outros.
Equipamento municipal abre portas no Dia da Cidade,
que se celebra a 9 de julho