"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NOVO ESPAÇO DEDICADO À ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA EM ÉVORA

O Fórum Eugénio de Almeida inaugura no dia 11 de julho de 2013 com o projeto artístico Portas Abertas. A iniciativa reúne em Évora obras de criadores de todo o mundo, tendo como ponto de partida a identidade histórica do edifício que ocupa e a relevância dos valores que traduzem o programa de ação deste novo equipamento cultural.


 
Fórum Eugénio de Almeida, Évora, 2013
© Fundação Eugénio de Almeida
Foto | Jerónimo Heitor Coelho

Fórum Eugénio de Almeida inaugura com projeto artístico Portas Abertas

O Fórum Eugénio de Almeida inaugura no dia 11 de julho de 2013 com o projeto artístico Portas Abertas. A iniciativa reúne em Évora obras de criadores de todo o mundo, tendo como ponto de partida a identidade histórica do edifício que ocupa e a relevância dos valores que traduzem o programa de ação deste novo equipamento cultural. Com uma área expositiva de 1200 m² e instalado no antigo Palácio da Inquisição, o Fórum Eugénio de Almeida recupera para a fruição pública um património arquitectónico localizado no centro histórico da cidade, transformando-o num espaço dedicado às expressões artísticas e culturais contemporâneas.

Esta inauguração inscreve-se no programa comemorativo dos 50 anos da Fundação Eugénio de Almeida, que assinala também em 2013 o centenário do seu instituidor, Vasco Maria Eugénio de Almeida.

Sediado no coração da cidade classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, o Fórum Eugénio de Almeida é um espaço vocacionado para a promoção de ações artísticas e culturais orientado pelo compromisso social e por práticas sustentáveis que aposta numa programação multidisciplinar, formativa e inclusiva, concretizada através de exposições, com um foco especial na arte contemporânea, assim como na organização de projetos performativos e de programas pedagógicos orientados para a sensibilização e motivação dos diferentes públicos.

O Fórum Eugénio de Almeida inaugura com o projeto artístico internacional Portas Abertas que sublinha a importância da participação, da cooperação e transterritorialidade na criação artística contemporânea. Portas Abertas resulta de um convite a criadores de todo o mundo para apresentarem uma obra que traduzisse a sua visão sobre a dicotomia entre o contexto histórico que envolve o espaço onde é apresentado e o mundo atual, como sinal de que a arte pode abrir portas ao diálogo, base para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva.

Assente nos conceitos de espaço-rede, diálogo, descentralização, interculturalidade e inclusão, Portas Abertas dá corpo à filosofia e aos princípios deste novo espaço dedicado as manifestações artísticas e culturais como contributo para uma sociedade mais coesa e plural.

Partindo do conceito de igualdade e numa clara alusão à convivência e diálogo entre diferentes expressões estarão patentes, até 6 de outubro, obras de criadores de 60 países, usando o mesmo tipo de suporte e dimensões expositivas, num discurso universal e sem fronteiras.

No âmbito da inauguração estará ainda patente ao público Memória do Lugar, uma exposição que propõe uma viagem sensorial à história do Palácio da Inquisição e suas ocupações mais emblemáticas. Nos dias 12 e 13, tem lugar o Simpósio Internacional Praxis e Contexto da Arte Contemporânea, iniciativa que reúne profissionais nacionais e internacionais de reconhecido prestígio no mundo da arte contemporânea em torno da temática das atuais práticas artísticas e dos novos papéis dos diversos agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte e da cultura hoje.


Sobre o Fórum Eugénio de Almeida

O Fórum Eugénio de Almeida é composto por dois pisos que compreende 1.200 m2 de área de exposições temporárias e dois espaços especializados: sala Rostrum, destinada às últimas tendências e projetos experimentais, e o espaço Atrium. Dispõe ainda de um auditório, salas multiusos, centro de reuniões e conferências, espaços de lazer (restaurante, cafetaria e wine bar) e loja. A área exterior compreende o Páteo de Honra, o Jardim Norte e o Jardim das Casas Pintadas, cuja galeria inclui um exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI. O conjunto soma mais de 3.000 m2 (2.382 m2 do Palácio da Inquisição e das Casas Pintadas e 811 m2 das Salas Polivalentes e Auditório).

O edifício do Fórum Eugénio de Almeida resulta da recente requalificação do património edificado da Fundação Eugénio de Almeida no âmbito da parceria para a regeneração urbana da cidade e agrega o Palácio da Inquisição, as Casas Pintadas e o antigo Fórum Eugénio de Almeida. 

O novo centro cultural dá continuidade ao investimento da Fundação Eugénio de Almeida dos últimos 11 anos na promoção e divulgação da arte moderna e contemporânea que deu lugar à realização de 36 exposições.


Calendário Expositivo 2013/2014

Exposição Memória do Lugar
11 julho de 2013 – 09 março de 2014

Memória do Lugar é um convite a uma viagem à história do Palácio da Inquisição e suas ocupações mais emblemáticas. Patente nas salas do espaço Atrium, a exposição conduz o visitante por três experiências sensoriais que representam os três grandes momentos da vida do edifício: Inquisição, Hotel e Instituto Universitário. A exposição culmina na exibição de um filme sobre o projeto de intervenção e requalificação do edifício e suas novas funções de centro de arte e cultura dedicado às expressões artísticas contemporâneas.

Exposição The Time Machine: O Lugar das Máquinas
Edgar Martins
20 de setembro 2013 – 02 fevereiro 2014

O Fórum Eugénio de Almeida expõe, pela primeira vez em Évora, uma mostra de Edgar Martins, artista eborense radicado em Londres e um dos expoentes da fotografia contemporânea. The Time Machine tem como tema central as Centrais Hidroelétricas de Portugal. As dimensões históricas sociais e estéticas convivem nesta série fotográfica produzida durante dois anos de trabalho de pesquisa, documentação e visita a 80 centrais e barragens. Para Edgar Martins, o projeto é também uma reflexão sobre o paradoxo da modernização e sobre os valores tecnológicos ideológicos emocionais e psicológicos destes espaços. Nesta exposição, patente na sala Rostrum, são apresentadas fotografias inéditas da barragem do Alqueva, no Alentejo. A iniciativa é cofinanciada pelo QREN/FEDER, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO.

Exposição Obras ZKM | Media Museum
29 novembro de 2013 – 09 março de 2014

O Fórum Eugénio de Almeida expõe, pela primeira vez em Portugal, uma seleção das obras mais expoentes da coleção do ZKM | Center for Art and Media Karlsruhe, na Alemanha, o mais importante centro de arte e tecnologia a nível mundial. A mostra oferece um panorama amplo da produção da media art internacional, destacando peças-chave nos campos da arte interativa, das instalações audiovisuais e da videoarte.


Sobre a Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida, Instituição de direito privado e utilidade pública, celebra este ano o seu cinquentenário e o centenário sobre o nascimento do seu fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida. Tem como missão promover o desenvolvimento integrado da região de Évora numa perspetiva de valorização do capital humano e da sustentabilidade, através da criação de oportunidades culturais, educativas e sociais para as pessoas. “Mais pelas pessoas, para mais pessoas”, é o lema que assinala este ano comemorativo.

+ info:
www.foruemea.pt
https://www.facebook.com/ForumEugeniodeAlmeida
http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,911,848