"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

6º CONVERSA VOXMAR ALERTA: "É PRECISO SABER VENDER O NOSSO PEIXE"

“Gastronomia: Os sabores do nosso mar são únicos?” foi o tema da sexta conversa ‘Voxmar, o mar em escuta ativa’, que no passado dia 4 de junho, teve lugar no Oceanário com a presença de amantes da gastronomia do mar, empresários e estudantes desejosos de ouvirem as opiniões dos reconhecidos oradores convidados.


O mar em escuta ativa, com 9 conversas e mais de 30 oradores

“Gastronomia: Os sabores do nosso mar são únicos?” foi o tema da sexta conversa ‘Voxmar, o mar em escuta ativa’, que no passado dia 4 de junho, teve lugar no Oceanário com a presença de  amantes da gastronomia do mar, empresários e estudantes desejosos de ouvirem as opiniões dos reconhecidos oradores convidados.

No contexto de Portugal, com um território marinho 40 vezes superior ao terrestre, com uma cultura gastronómica mediterrânica e com um consumo anual de pescado superior a 60 quilogramas per capita, a conversa centrou-se na valorização e qualidade dos produtos locais, na inovação, no turismo e no reconhecimento local e internacional da nossa gastronomia.

Rui Pregal da Cunha, co-fundador do restaurante de conservas Can the Can abordou maioritariamente a inovação e o turismo, já que o seu projeto agrega a tradição conserveira ao potencial gastronómico e de promoção cultural de Portugal, reforçando que é preciso assumir o mar como nosso.

“A ideia foi que o produto final de uma grande indústria portuguesa fosse o nosso ponto de partida. É aí que estamos a fazer qualquer coisa de inovador. O que fazemos é tornar os nossos produtos em verdadeiras estrelas, pela forma como são combinados.”

O chef Paulo Morais do conceituado restaurante Umai, preferiu salientar as escolhas sustentáveis e no “repescar” de espécies alternativas, menos conhecidas e percecionadas como menos “nobres” pela sociedade.

“Cabe-nos a nós, cozinheiros, dar a conhecer, às pessoas, coisas novas. Se não sairmos dos peixes habituais e não tentarmos trazer para o prato outras espécies que existem no nosso mar, não evoluímos e corremos o risco de esgotar alguns recursos naturais. Se diversificarmos o que pedimos aos fornecedores, aliviamos a pressão exagerada sobre algumas espécies”.

O diretor da revista Time Out, João Cepeda, reforçou a ideia que é preciso informar e levar muito a sério o negócio da restauração, não só pelo impacto que este tem na economia portuguesa, como pela necessidade de informação de um público cada vez mais exigente.

“Temos uma grande qualidade para oferecer a um preço muito moderado, o que não é coisa pequena, é gigantesco enquanto potencial turístico. Conseguimos servir peixe de grande qualidade em sítios de gama média/baixa, a um preço incomparável com o resto da Europa.”

A conclusão final desta conversa, foi que os portugueses ‘precisam de saber vender melhor o seu peixe’.

A maior e mais original iniciativa sobre o "Mar português", após seis conversas, conta já com a participação de mais de 10.000 pessoas, presencialmente mas também através de livestreaming, da visualização dos Sapo Videos e do Meo Kanal 201320. A página de Facebook do Voxmar tem sido o ponto de confluência de muitas opiniões e contribuições.

A próxima conversa realizar-se-á, após o período de férias, no dia 17 de setembro e terá como tema “Gestão – Qual é o segredo dos negócios do Mar?”.


SOBRE AS CONVERSAS VOXMAR
De janeiro a novembro, o Oceanário de Lisboa e a Shift Thinkers realizam as Conversas Voxmar - o mar em escuta ativa, um conjunto de nove conversas mensais, com mais de 30 oradores de diferentes áreas, num projeto que pretende dar ao país uma nova imagem de “Mar”.
Para marcar presença no auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa, e assistir ao vivo às conversas é necessária a inscrição prévia em voxmar.pt. A participação para recolha de opiniões e testemunhos é promovida, em direto, através de post’s na página do Voxmar no Facebook. As conversas poderão ser também acompanhadas por todos os portugueses em livestreaming em voxmar.pt ou no Meo Kanal 201320.

CALENDÁRIO

17 de setembro, “Gestão – Qual é o segredo dos negócios do Mar?”

8 de outubro, “Inovação – Como reinventar o potencial do Mar?”

12 de novembro, “Futuro – Mar português: visões de futuro”

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,363,284