Notícias
INAUGURAÇÃO NOVO POSTO DE TURISMO DO CABO DA ROCA
Contemporâneo, minimalista, funcional, mas simultaneamente, acolhedor. O Posto de Turismo do Cabo da Roca foi alvo de obras de remodelação. Dia 5 de junho recebeu a visita do Secretário de Estado do Turismo, que entregou os prémios do Concurso Gastronómico de Sintra 2013.
Contemporâneo, minimalista, funcional, mas simultaneamente, acolhedor. O Posto de Turismo do Cabo da Roca foi alvo de obras de remodelação. Dia 5 de junho recebeu a visita do Secretário de Estado do Turismo, que entregou os prémios do Concurso Gastronómico de Sintra 2013.
A par desta visita às instalações totalmente requalificadas, realizou-se a entrega dos prémios do Concurso Gastronómico de Sintra 2013, num total de 13 prémios, 2 menções honrosas e 18 diplomas de participação.
Criar um espaço de cariz contemporâneo e coerente, que se integrasse com a arquitetura do edifício, foi o objetivo do projeto de remodelação da autoria da decoradora Margarida Bugarim.
A identidade mítica do local e a grandeza, mistério e simbolismo que o mar tem para os portugueses foram as fontes de inspiração. Em termos cromáticos, a aposta incidiu no cinza, que confere sobriedade, elegância e alguma dramaticidade ao espaço, ao mesmo tempo que simboliza o espírito de independência e evasão que levaram os navegadores portugueses à descoberta de novos mundos. O toque encarnado de algum equipamento simboliza a coragem e bravura dos descobridores lusitanos.
A utilização de downlights em aço na iluminação e de réplicas de holofotes de navios são também uma alusão ao mar e aos marinheiros seiscentistas.
A importância literária de Camões, e a necessidade de a afirmar constantemente ao mundo, foi o mote para fazer da sua célebre estrofe dos Lusíadas em que evoca o “ponto mais ocidental da Europa” o cartão de visita do Posto de Turismo.
Também associadas ao oceano, fazem parte integrante deste novo espaço 3 esculturas em mármore – a "Sereia" e as "Cariátides" – do artista sintrense Rogério Timóteo, que nos levam a imaginar o suave ondular de um corpo feminino, musa inspiradora de um percurso indissociável do horizonte oceânico.
|
|
Concurso Gastronómico de Sintra 2013
No âmbito da promoção da marca Sintra, Capital do Romantismo e visando promover a qualidade e a diversidade da oferta gastronómica, dinamizar o setor da restauração e qualificar a oferta turística do concelho, a Câmara Municipal de Sintra promoveu, entre fevereiro e abril de 2013, o Concurso Gastronómico de Sintra.
Estiveram a concurso 18 restaurantes, de várias freguesias do concelho, e o júri contou com a participação da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e da Associação Empresarial de Sintra.
Prémios atribuídos:
Melhor Entrada: Restaurante do Hotel Tivoli Palácio de Seteais
Melhor Sopa: Restaurante do Hotel Tivoli Sintra
Melhor Prato de Carne: Tacho Real
Melhor Prato de Peixe: São Pedro 18
Melhor Prato de Marisco: Búzio
Melhor Sobremesa: Tasca Lusa
Cozinha de Autor - 3º Prémio: Suntria, Restaurante do Sintra Boutique Hotel
Cozinha de Autor - 2º Prémio: São Pedro 18
Cozinha de Autor - 1º Prémio: Restaurante do Hotel Lawrence's
Cozinha Regional / Tradicional Portuguesa - 3º Prémio: Búzio
Cozinha Regional / Tradicional Portuguesa - 2º Prémio: Tacho Real
Cozinha Regional / Tradicional Portuguesa - 1º Prémio: Restaurante do Hotel Tivoli Palácio de Seteais
Menção Honrosa: Cozinha Velha
Menção Honrosa: Tacho Real
Prémio de Qualidade: Restaurante do Hotel Tivoli Palácio de Seteais