Notícias
ROSA MARIA MARTELO VENCE PRÉMIO DE ENSAIO EDUARDO PRADO COELHO
A escritora Rosa Maria Martelo é a vencedora do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Obra "O Cinema da Poesia" mereceu a unanimidade do júri
A escritora Rosa Maria Martelo é a vencedora do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE). O prémio, no valor de 7.500 euros, foi atribuído ao livro "O Cinema da Poesia". De acordo com a APE a deliberação do júri, constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira, foi "unânime".
O prémio, instituído 2010, distingue, anualmente, uma obra de ensaio literário, publicada em livro.
“Trata-se de um gesto de homenagem ao grande ensaísta Eduardo Prado Coelho, falecido em 2007, que doou ao nosso município o seu espólio bibliográfico de 12.500 títulos que está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco”, explica a propósito o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa.
A data da cerimónia de entrega do prémio será divulgada oportunamente.
Rosa Maria Martelo é professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Segundo informação que consta do seu portal, este instituto tem como domínios de investigação principais a Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, as Poéticas dos Séculos XIX, XX e XXI e a Literatura Comparada.
Rosa Maria Martelo é autora, entre outros, de "Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia", "Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea" e de "A Porta de Duchamp", além de colaboradora de diversas publicações, nomeadamente Relâmpago, Colóquio-Letras, Santa Barbara Portuguese Studies, Diacrítica, Cadernos de Literatura Comparada, Rivisti di Studi Portoghesi e Brasiliani e Scripta.
Refira-se que o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho já distinguiu Manuel Gusmão, pela obra "Tatuagem Palimpsesto - Da poesia em alguns poetas e poemas", e Vítor Aguiar, pelo ensaio "Jorge de Sena e Camões - Trinta anos de amor e melancolia".