"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSEU DO BRINQUEDO EM RISCO DE FECHAR

Devido às mudanças na legislação relativa às Fundações, o Museu do Brinquedo de Sintra está em risco de fechar as portas no final do ano. A nova lei-quadro das Fundações impede que a Câmara Municipal de Sintra continue a apoiar o museu como fez até agora, quer através de um subsídio mensal, quer pela cedência do edifício onde o museu está instalado.


Comemorações do próximo Dia Mundial da Criança
poderão ser as últimas no espaço de Sintra

Devido às mudanças na legislação relativa às Fundações, o Museu do Brinquedo de Sintra está em risco de fechar as portas no final do ano. A nova lei-quadro das Fundações impede que a Câmara Municipal de Sintra continue a apoiar o museu como fez até agora, quer através de um subsídio mensal, quer pela cedência do edifício onde o museu está instalado. A coleção da Fundação Arbués Moreira, com mais de 60 mil brinquedos, acolhe anualmente mais de 50 mil visitantes no antigo quartel dos bombeiras da Vila, recuperado pelo arquiteto Aires Mateus expressamente para a receber.

Apesar da Câmara Municipal de Sintra querer continuar a apoiar o museu, não o poderá fazer a partir de dezembro sem sofrer sanções, dado o museu ser gerido por uma fundação. Este facto coloca em causa a viabilidade do museu, que para além de perder o subsídio mensal de 5000 euros, terá que pagar em 2014 uma renda mensal pelo espaço. Atualmente, o museu assegura 7 postos de trabalho e funciona com um orçamento mensal de 15 mil euros. A crise já se faz sentir, e as visitas escolares caíram a pique.

O museu é um dos grandes pólos de atração para o turismo de Sintra. E não apenas para as crianças ou para os portugueses, como se pode avaliar pelo registo de visitantes de 2012, ano em que houve 71% de entradas nacionais e 29% de entradas estrangeiras, e o número de visitantes adultos superou o de crianças.

As únicas soluções para o Museu do Brinquedo parecem ser fechar as portas, ou sair de Sintra para outro local que possa ceder um espaço sem custos para expor a coleção. Num local mais central do que Sintra, e com espaço gratuito, o museu é sustentável apenas com as receitas de bilheteira

Para já, o próximo Dia Mundial da Criança ainda será comemorado no Museu do Brinquedo de Sintra, com entradas gratuitas e presentes para todas as crianças até aos 12 anos. De manhã, haverá o Jogo da Glória em família e jogos de rua (pião, arco e gancheta, cavalo de pau, corda de saltar). À tarde, é a vez das pinturas faciais, Hora do conto e modelagem de balões.

Criado em 1987, o museu está desde 1997 no edifício atual com mais de 60 mil brinquedos, sendo 85% da coleção património próprio da Fundação Arbués Moreira, resultado de uma recolha feita ao longo de mais de 60 anos pelo colecionador João Arbués Moreira. A coleção começou quando tinha 14 anos, com brinquedos oferecidos e herdados. Com a idade, o poder de escolha e de compra aumentou, e começou a aquisição de peças mais antigas. Em 1987, foi criada a Fundação Arbués Moreira, à qual foi legada toda a coleção.

Mais informações acerca do museu em www.museu-do-brinquedo.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Visitas
99,259,121