Notícias
PÓVOA DE LANHOSO TEM NOVO PROJETO DE DINAMIZAÇÃO CULTURAL DO THEATRO CLUB
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o novo projeto de dinamização cultural do Theatro Club, que terá na Braval um parceiro institucional. Em Conferência de Imprensa, foi ainda dada a conhecer a diretora artística daquele equipamento.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o novo projeto de dinamização cultural do Theatro Club, que terá na Braval um parceiro institucional. Em Conferência de Imprensa, foi ainda dada a conhecer a diretora artística daquele equipamento.
A aposta passa pela implementação de cinco “clubs”, destinados à população das diferentes faixas etárias e com diferentes interesses; pela promoção de residências artísticas para jovens estudantes; e pela consultoria a instituições na área do teatro.
O grande objetivo é “envolver os povoenses, sejam eles novos ou velhos, que queiram participar e fazer parte desta grande equipa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Batista, salientando que pretende que as populações locais “sintam e se revejam” nesta nova orientação, que se propõe também a reanimar o associativismo cultural concelhio através do estabelecimento de pontes e de parcerias com coletividades. O autarca povoense acredita que a Póvoa de Lanhoso irá sair mais enriquecida deste processo, deste investimento e desta estratégia cultural. “Apesar das dificuldades da conjuntura que o país e os municípios atravessam, e a Póvoa de Lanhoso não é exceção, mantivemos o Concurso de Teatro e temos agora este novo projeto, que tem pernas para andar”, salientou de entre outros aspetos.
Para a implementação deste projeto, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Braval assinaram, na mesma altura (na manhã de quinta-feira, dia 23 de maio), um protocolo, que irá vigorar por um período de cinco anos e em que a empresa intermunicipal se propõe atribuir um apoio anual de 13 mil euros à autarquia povoense para investir na cultura e nas atividades desenvolvidas no Theatro Club.
“É uma das missões da Braval ser um agente da melhoria da qualidade de vida ambiental e, através da cultura, queremos melhorar o meio ambiente. Pretendemos que a Câmara Municipal, como grande acionista e um acionista dos privilegiados da Braval, consiga melhorar a qualidade de vida dos povoenses, incutindo a cultura, incutindo a educação, incutindo a cidadania e, portanto, melhores hábitos ambientais”, referiu o diretor executivo, Pedro Machado.
Já sob a direção artística de Maíra Ribeiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso pretende implementar cinco “clubs”, sendo que um – o club da memória – já se encontra ativo, com 15 participantes, senhoras com idades entre os 44 e os 77. Os restantes são o clubinho, o club de leitura, o club de estórias e o club do teatro, que estarão ativos em setembro. Todos estarão sediados no Theatro exceto o club de leitura, que envolve uma parceria com a Biblioteca Municipal. Estes “clubs” deverão funcionar semanalmente.
O microprojecto das residências artísticas também já está em fase de arranque. Pretende-se que a Póvoa de Lanhoso possa ser uma incubadora artística. A ideia é chamar jovens que trabalham com teatro ou estudantes, que tenham propostas artísticas e que precisem de apoio para as desenvolver, para que venham para o nosso concelho para desenvolver a sua proposta artística. “Gostaríamos que, cada vez mais, a Póvoa de Lanhoso fosse vista como um centro de produção artística e que pudesse levar daqui depois os seus projetos juntamente com o nome da Vila”, referiu Maíra Ribeiro.
Outro serviço é a consultoria. “Todas as instituições, escolas ou grupos interessados em desenvolver um projeto de teatro, mas que não sabem muito bem como começar ou precisam apenas de apoio em termos de conhecimentos técnicos, podem-nos procurar, apresentar o seu projeto e nós prestamos consultoria na área do teatro de forma a auxiliar para que esses projetos sejam bem sucedidos e tenham apoio”, revelou ainda aquela responsável.
Colocar ao dispor dos povoenses o acesso à cultura e à preservação das nossas tradições são ainda objetivos deste novo projeto de dinamização cultural ancorado no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.