"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PAULA TEIXEIRA DE QUEIROZ VENCE PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES 2013

Paula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro “A Bruxa de Grade”. Advogada de profissão, já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela UA.


Paula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro “A Bruxa de Grade”. Advogada de profissão, já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela UA.

Este galardão foi criado pela UA, através do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em outubro de 2011, como homenagem a Aldónio Gomes, pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que doou o seu espólio à UA. Além de honrar a memória desta personalidade ímpar, o Prémio Literário Aldónio Gomes pretende também estimular a criação literária e a revelação de novos autores. Este ano, o Prémio destinava-se a galardoar um inédito de autor português, ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto.

“A Bruxa de Grade” é uma narrativa de 200 páginas divididas em 54 capítulos, com uma personagem principal que vive bem e não precisa de trabalhar. Mas, ao longo do desenvolvimento da narrativa, o leitor vai-se apercebendo que a realidade não é bem essa…

De acordo com António Manuel Ferreira, professor no DLC ao qual coube a tarefa de apresentar a obra, este é um livro “estruturado como uma narrativa policial”, ou não fosse a autora admiradora de Agatha Christie. Isto reflete-se na facilidade com que se lê o livro, uma vez que se trata de um “narrativa de grande destreza e ritmo compulsivo”. “A autora sabe contar muito bem uma história num ritmo contagiante e viciante”, considera. Em contrapartida, “sendo um livro tão rápido e com um conjunto de personagens tão vasto, não se entra em profundidade nelas. “Existem nesta obra várias histórias à volta umas das outras, mas sem o aprofundamento típico dos romances”, afirmou António Manuel Ferreira.

Paula Teixeira de Queiroz nasceu em Arcos de Valdevez e vive em Lisboa.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é advogada de profissão.
Concluiu o curso de Tradução pelo Instituto Superior de Línguas e Administração - Lisboa e trabalhou com a Apimprensa - Associação Portuguesa de Imprensa, em Assuntos Europeus, representando os editores de jornais e revistas em Bruxelas junto da EMMA - European Magazine Media Association e ENPA - European Newspaper Publishers Association. Em 1996 realizou o curso de Desenho com o escultor Sebastião Quintino na Sociedade Nacional de Belas Artes. É ainda cronista em vários jornais. Em 2010, publicou a sua primeira obra, “Contos do Destino e do Desatino”, na editora Opera Omnia, e em 2012, “Contos de Amor e Desamor”, na editora Animedições. Em elaboração encontra-se já um quarto livro, a editar no próximo ano.

O júri foi constituído por Inês Oliveira, Isabel Alarcão e António Manuel Ferreira, docentes do DLC, e por Anabela de Jesus Martins, diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA, e ainda pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, Maria da Luz Nolasco.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,914,210