"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PAULA TEIXEIRA DE QUEIROZ VENCE PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES 2013

Paula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro “A Bruxa de Grade”. Advogada de profissão, já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela UA.


Paula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro “A Bruxa de Grade”. Advogada de profissão, já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela UA.

Este galardão foi criado pela UA, através do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em outubro de 2011, como homenagem a Aldónio Gomes, pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que doou o seu espólio à UA. Além de honrar a memória desta personalidade ímpar, o Prémio Literário Aldónio Gomes pretende também estimular a criação literária e a revelação de novos autores. Este ano, o Prémio destinava-se a galardoar um inédito de autor português, ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto.

“A Bruxa de Grade” é uma narrativa de 200 páginas divididas em 54 capítulos, com uma personagem principal que vive bem e não precisa de trabalhar. Mas, ao longo do desenvolvimento da narrativa, o leitor vai-se apercebendo que a realidade não é bem essa…

De acordo com António Manuel Ferreira, professor no DLC ao qual coube a tarefa de apresentar a obra, este é um livro “estruturado como uma narrativa policial”, ou não fosse a autora admiradora de Agatha Christie. Isto reflete-se na facilidade com que se lê o livro, uma vez que se trata de um “narrativa de grande destreza e ritmo compulsivo”. “A autora sabe contar muito bem uma história num ritmo contagiante e viciante”, considera. Em contrapartida, “sendo um livro tão rápido e com um conjunto de personagens tão vasto, não se entra em profundidade nelas. “Existem nesta obra várias histórias à volta umas das outras, mas sem o aprofundamento típico dos romances”, afirmou António Manuel Ferreira.

Paula Teixeira de Queiroz nasceu em Arcos de Valdevez e vive em Lisboa.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é advogada de profissão.
Concluiu o curso de Tradução pelo Instituto Superior de Línguas e Administração - Lisboa e trabalhou com a Apimprensa - Associação Portuguesa de Imprensa, em Assuntos Europeus, representando os editores de jornais e revistas em Bruxelas junto da EMMA - European Magazine Media Association e ENPA - European Newspaper Publishers Association. Em 1996 realizou o curso de Desenho com o escultor Sebastião Quintino na Sociedade Nacional de Belas Artes. É ainda cronista em vários jornais. Em 2010, publicou a sua primeira obra, “Contos do Destino e do Desatino”, na editora Opera Omnia, e em 2012, “Contos de Amor e Desamor”, na editora Animedições. Em elaboração encontra-se já um quarto livro, a editar no próximo ano.

O júri foi constituído por Inês Oliveira, Isabel Alarcão e António Manuel Ferreira, docentes do DLC, e por Anabela de Jesus Martins, diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA, e ainda pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, Maria da Luz Nolasco.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Visitas
99,259,684