Notícias
ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COM NOVA FACHADA
A Ermida Nossa Senhora da Conceição de Belém, que integra a iniciativa cultural e pluridisciplinar Projeto Travessa da Ermida, localizada na Travessa de Marta Pinto, em Belém, tem patente uma nova fachada concebida pela artista Madalena éme até 25 de junho.
Sentem-se “Murmúrios” de Madalena éme no Projeto Travessa da Ermida
A Ermida Nossa Senhora da Conceição de Belém, que integra a iniciativa cultural e pluridisciplinar Projeto Travessa da Ermida, localizada na Travessa de Marta Pinto, em Belém, tem patente uma nova fachada concebida pela artista Madalena éme até 25 de junho.
A artista transformou o espaço cultural da Ermida num objeto envolvido por uma linha de coser, simulada através de desenho, percorrendo-a de um modo obsessivo, tecendo memórias, entrelaçando pressentimentos, transformando o tempo passado em espaço. Este emaranhado de linhas consiste na tridimensionalização de toda uma contaminação de memórias que circularam o edifício: confissões, temores, receios, desabafos, momentos de introspeção, traições e uniões.
Ao longo dos últimos anos, Madalena éme, desenvolveu um discurso que tem como base o conceito “tábua rasa” do filósofo inglês John Locke, que no universo artístico de Madalena Éme é entendido como um carrinho de linhas que preserva convicções, ideias, ideais, pensamentos e desejos. A linha é, para a artista, portadora de sentimentos, memórias, crenças e em cada nó, a cada espessura e textura desta, fica contida a perceção e a consciência de toda uma vida exposta à passagem do tempo. Serão assim os Murmúrios da Fachada da Ermida Nossa Senhora da Conceição de Belém.
A Fachada da Ermida Nossa senhora da Conceição já recebeu nove intervenções de designers e artistas como R2 Design; Pedrida; VivaóEusébio; João Ribeiro + Carole Purnelle e Nuno Maya; Pedro Calapez; Pedro Soares Neves e Moov+ Miguel Faro. De ressalvar que algumas destas fachadas foram galardoadas com importantes prémios de Design internacionais tais como três Red Dot Awards, entres outros.
Sobre Madalena éme
É licenciada e mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD). As suas áreas de especialização e domínios técnicos abrangem o Desenho, Escultura (gesso, fibra de vidro, madeira, metal, mixmedia), Fotografia Digital, Gravura, Serigrafia, Vídeo- arte, mas cinge-se, presentemente, ao Desenho, Instalação e Vídeo. Já participou em inúmeras exposições coletivas e individuais bem como em três residências artísticas, designadamente “Parêntesis” em abril de 2008, na fortaleza de Peniche; a Residência no Centro de Artes António Duarte, nas Caldas da Rainha, em dezembro de 2010 (com término em dezembro de 2011), tendo participado ainda nas “Novas Residências 2011: apresentação de trabalhos” em junho de 2011, na Rosa dos Ventos em Montemor-o-Velho. São inúmeras as formações em Arte em que tem participado, mas foi em 2011 que aceitou um desafio de uma outra arte baseada em sabores, cores e cheiros, integrando a equipa da Enoteca de Belém.