"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"ANAGRAM" DE JOÃO LEONARDO VAI A LEILÃO POR UMA BOA CAUSA

Pulmonale leva a leilão uma emblemática obra de João Leonardo, criada como forma de apoiar esta causa que é a Luta Contra o Cancro do Pulmão. É já no próximo dia 24 de maio, às 21H00 num jantar de angariação de fundos a realiza-se no Café São Luiz, em Lisboa.


Pulmonale leva a leilão uma emblemática obra de João Leonardo, criada como forma de apoiar esta causa que é a Luta Contra o Cancro do Pulmão. É já no próximo dia 24 de maio, às 21H00 num jantar de angariação de fundos a realiza-se no Café São Luiz, em Lisboa.

Intitulada “Anagram”, a peça criada por João Leonardo, é o culminar da campanha “Deixa de Fumar que o céu pode esperar” que em 2011, no âmbito do Mês do Cancro do Pulmão, levou mais de 50 voluntários a angariar em todo o país cerca de 3000 cigarros que viriam a dar corpo à obra de João Leonardo.

Os cigarros angariados foram entregues a João Leonardo que, doando ele próprio mais cerca de 1000 cigarros, criou para a Pulmonale esta obra cujo o nome está relacionado com o facto de uma só imagem representar duas realidades distintas. Segundo João Leonardo «esta é uma obra com um duplo significado, o qual é revelado quando a interpretação visual nos remete em simultâneo para uma árvore e para uns pulmões. São duas realidades que surgem em posições opostas e acabam por representar, por um lado, uma fonte de oxigénio (árvore) e, por outra, os pulmões cuja sua função é “absorver” o que de mais precioso tem a natureza para nos oferecer: o oxigénio.»

Para o artista, cujo trabalho é presença assídua em algumas das mais prestigiadas feiras de arte a nível mundial, “Anagram” não só é o manifesto apoio à causa como também uma sentida homenagem que João Leonardo presta assim a alguém que muito próximo de si passou recentemente pela dor de perder um ente querido. Esta e outras obras de João Leonardo podem ser vistas através de www.joaoleonardo.com.

Esta é uma obra que irá a leilão no dia 24 de maio, às 21H00, num jantar de angariação de fundos a realiza-se no Café São Luiz, em Lisboa. A inscrição terá o valor de 40.00 euros por pessoa, devendo ser efetuada a transferência para o NIB 0035 2078 0069 9968 7305 2 e enviado comprovativo de transferência para o email geral@pulmonale.pt.

«O cancro do pulmão continua a ser uma realidade difícil de encarar e a melhor forma de (con)viver com essa realidade é apostar na prevenção. É fundamental diminuir o consumo de tabaco de modo a que a médio prazo seja possível reduzir a incidência do cancro do pulmão em Portugal e, consequentemente, a mortalidade a ele associada, a qual tenderá a crescer caso não sejam tomadas medidas de prevenção. É este o papel que assumimos e para o qual é importante que a sociedade esteja sensibilizada e nos apoie», acrescenta António Araújo, Presidente da Pulmonale.


Sobre a Pulmonale:
A Pulmonale nasceu em 2010 para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que sofram de cancro de pulmão e a seus familiares, promover o rastreio e diagnóstico precoce do cancro do pulmão, difusão de informação sobre esta doença para o público, facilitar a cessação tabágica e promover a investigação sobre as causas e tratamento desta doença, com a máxima, pelo doente de cancro de pulmão, para o doente com cancro de pulmão.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "SIGA A BANDA!"

Em parceria com a Alambique Filmes, temos o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia desta inteligente, comovente e divertida comédia francesa, que terá lugar no próximo dia 11 de março (terça-feira), em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,054,144