Notícias
PARQUES DE SINTRA NO "INTERNATIONAL GARDEN PHOTOGRAPHER OF THE YEAR"
A Parques de Sintra e o “International Garden Photographer Of the Year” (IGPOTY) mantêm, pelo segundo ano consecutivo, a sua parceria, através da inclusão da categoria ‘Parques de Sintra’ naquele concurso, pretendendo premiar as melhores imagens do património natural da Serra de Sintra.
Fotografia©Sibylle Pietrek
A Parques de Sintra e o “International Garden Photographer Of the Year” (IGPOTY) mantêm, pelo segundo ano consecutivo, a sua parceria, através da inclusão da categoria ‘Parques de Sintra’ naquele concurso, pretendendo premiar as melhores imagens do património natural da Serra de Sintra.
Tal como na edição anterior, a ênfase recai sobre fotografias que captem os Parques de Sintra da melhor forma. O primeiro prémio tem um valor monetário de 350 euros e será entregue à melhor fotografia tirada nos parques e monumentos sob tutela da Parques de Sintra. Para além do prémio em dinheiro, o vencedor da categoria ‘Parques e Sintra’ é ainda congratulado com um passe anual da Parques de Sintra e com a inclusão da sua obra no catálogo da exposição. A fotografia vencedora vai também percorrer uma exposição itinerante que passará por países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e, claro, Portugal, na já habitual mostra em Monserrate.
Todos podem participar (em qualquer das categorias) bastando para tal inscreverem-se em www.igpoty.com submetendo a concurso as suas fotografias de jardins, plantas, vida selvagem ou pessoas em ambientes naturais. No que diz respeito à categoria ‘Parques de Sintra’, a fotografia deverá evidenciar ter sido tirada dentro dos polos tutelados pela empresa.
A exposição dos vencedores de 2012 está ainda a decorrer, no Palácio de Monserrate, até 30 de junho, incluindo as imagens vencedoras da categoria “Parques de Sintra”: “Outro Pequeno Paraíso em Sintra” (captada no Parque da Pena, por Cleon Santos), “Banco de Jardim Mágico” (captada no Parque da Pena, por Carole Anne Ferris) e “Parque da Pena”, por Sibylle Pietrek.
Este ano a categoria ‘Parques de Sintra’ é apoiada pelo projeto BIO+Sintra (cofinanciado pelo programa LIFE), cuja missão é promover a participação ativa do público na conservação dos principais valores naturais da Serra de Sintra e dar a conhecer as relações causais entre as atividades do dia a dia, as emissões de dióxido de carbono, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, com vista a fomentar a adoção de comportamentos amigos do ambiente e de visitas sustentáveis a Sintra.
O International Garden Photographer of the Year consiste na principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais mas também amadores. Teve lugar pela primeira vez nos Royal Botanic Gardens, Kew, em 2008, e rapidamente se afirmou como o mais relevante evento de fotografia de jardim e plantas. Anualmente, a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo.
Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Em 2012, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um 1.138.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros. Desde setembro de 2012 é também responsável pelos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, bem como pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada em Queluz.
São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra