"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

EUROPEAN EXTREMELY LARGE TELESCOPE TEM PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

O Ministério da Educação e da Ciência confirmou esta semana a participação de Portugal na construção do telescópio European Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma infraestrutura de importância estratégica para o avanço da Investigação Europeia.



Créditos: ESO

O Ministério da Educação e da Ciência confirmou esta semana a participação de Portugal na construção do telescópio European Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma infraestrutura de importância estratégica para o avanço da Investigação Europeia.

O Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, sublinha que “com esta importante decisão, Portugal junta-se à lista de Estados Membros que irão liderar o avanço da astronomia nas próximas décadas. Esta decisão beneficiará os astrónomos portugueses, os construtores de instrumentos e a indústria.” O telescópio, de 40 metros de diâmetro, permitirá realizar grandes avanços no estudo de planetas extrassolares, buracos negros supermassivos e da natureza e distribuição da matéria e energia escura que dominam o Universo.

José Afonso, Diretor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, assegura que “Este é um passo fundamental para manter o enorme impacto internacional da investigação feita em astronomia e ciências do espaço por portugueses e garante a participação da indústria nacional num projeto tecnológico revolucionário. Para o CAAUL, este passo permitirá capitalizar todo o conhecimento e experiências acumulados nos últimos anos com a participação na construção de instrumentos para o ESO-VLT, e maximizar o retorno científico da sua investigação de fronteira.”

Para além de ser uma prioridade do ESO para as próximas décadas, o E-ELT é também um dos projetos identificados como essenciais para o avanço da Investigação e Inovação Europeias. Portugal junta-se agora a uma lista de 13 países que já confirmaram a sua participação, o que permitirá o acesso a todas as fases da construção, para além da utilização, daquele que será o maior telescópio ótico do mundo na próxima década.

O CAAUL é um centro de investigação em astronomia e astrofísica envolvido em projetos internacionais e com uma elevada produção científica. Para além da investigação de projeção internacional, tem vindo a desenvolver atividades de divulgação como cursos, palestras, visitas e observações astronómicas para o público em geral.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,363,333