"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INAUGURAÇÃO DO ANTIGO POÇO DE CACILHAS

O antigo Poço de Cacilhas, localizado na Rua Cândido dos Reis, foi inaugurado no passado dia 3 de maio. Este elemento patrimonial é agora composto por uma estrutura metálica e um alçapão de vidro, que permitem aos transeuntes perscrutar para o subsolo e ver este antigo recurso de abastecimento de água, usado até fins do século XX, não só pela população mas também pelos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, aquartelados nesta rua até então.

O antigo Poço de Cacilhas, localizado na Rua Cândido dos Reis, foi inaugurado no passado dia 3 de maio.

Este elemento patrimonial é agora composto por uma estrutura metálica e um alçapão de vidro, que permitem aos transeuntes perscrutar para o subsolo e ver este antigo recurso de abastecimento de água, usado até fins do século XX, não só pela população mas também pelos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, aquartelados nesta rua até então.

Terá iluminação própria e um remate em pedra, com um poema de Mário de Sá-Carneiro "A Inigualável":

Água fria e clara
numa noite azul
água, devia ser
o teu amor por mim.

O programa de inauguração arrancou com a atuação do grupo Vai de Caja, que partiu do Largo do Chafariz, subindo toda a Rua Cândido dos Reis, recentemente pedonalizada pela Câmara Municipal de Almada.

O Poço de Cacilhas foi formalmente inaugurado às 19h45, seguindo-se a apresentação da Montra Interativa de Cacilhas, instalada na fachada do Centro de Turismo. Este novo equipamento permite, entre outras funções, consultar a rede e horários dos transportes públicos, espaços a visitar no concelho, restaurantes, bibliotecas, entre muitas outras informações úteis. 

Poço de Cacilhas
Rua Cândido dos Reis, Cacilhas
Coordenadas GPS -  Latitude: N 38º 41.144' | Longitude: W 9º 08.970'

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,363,100