Notícias
PÓVOA DE LANHOSO PROMOVE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DO PATRIMÓNIO IMÓVEL
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos serviços culturais, tem vindo a trabalhar na identificação, valorização e salvaguarda do património cultural concelhio, apostando igualmente num conjunto alargado de iniciativas voltadas para os serviços educativos.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos serviços culturais, tem vindo a trabalhar na identificação, valorização e salvaguarda do património cultural concelhio, apostando igualmente num conjunto alargado de iniciativas voltadas para os serviços educativos. Este trabalho assenta no pressuposto de que o património cultural é o conjunto de bens, materiais e imateriais, que identificam a cultura de um povo.
Desta forma, já está em implementação o projeto de “Conservação preventiva do património imóvel concelhio”, com o qual se pretende desenvolver ações de limpeza no nosso património imóvel, apelando à participação cívica sobretudo das pessoas mais jovens na salvaguarda do nosso legado histórico, enquanto lhes é transmitida uma abordagem teórica sobre o sítio arqueológico a intervencionar bem como uma sessão explicativa sobre métodos e técnicas de conservação preventiva.
O primeiro imóvel a ser intervencionado foi o Castro de Lanhoso, por se tratar de um sítio arqueológico de valor patrimonial elevado e por apresentar uma concentração significativa de vegetação, tornando difícil a interpretação das estruturas domésticas (casas circulares).
De lembrar que todos temos o dever cívico de preservar a nossa memória coletiva, porque as pequenas iniciativas de hoje são a garantia de que amanhã os vindouros usufruem do legado por nós deixado.
O projeto de “Conservação preventiva do património imóvel concelhio” encontra-se disponível para quem nele quiser participar, de uma forma voluntária, e salvaguardar o nosso legado histórico. Apenas é necessário efetuar inscrição através de casa.botica@mun-planhoso.pt ou do número de telefone 253 639 708.