Notícias
INAUGURAÇÃO DA 43.ª BIBLIOTECA ESCOLAR DE LOURES
O Município de Loures inaugura, no próximo dia 23 de abril, às 15 horas, a nova Biblioteca Escolar da EB1 Dr. Catela Gomes, em Moscavide, apadrinhada pela escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos.
O Município de Loures inaugura, no próximo dia 23 de abril, às 15 horas, a nova Biblioteca Escolar da EB1 Dr. Catela Gomes, em Moscavide, apadrinhada pela escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos.
A Biblioteca Escolar “Ler Castelinhos”, que agora abre portas aos 282 estudantes desta escola, é a quadragésima terceira infraestrutura deste tipo a ser inaugurada no concelho de Loures, desde a adesão do município ao Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), assumido como política articulada pelos Ministérios da Educação, da Cultura e as autarquias locais.
Este equipamento/serviço beneficiou de uma verba direta próxima de 15 mil euros: 11655 euros atribuídos no âmbito da Candidatura RBE de 2012, para aquisição de fundo documental, mobiliário e equipamento; e 3000 euros do Plano Nacional de Leitura (PNL) destinados, exclusivamente, para o fundo bibliográfico.
Todo o fundo documental, constituído por 1318 documentos (incluindo livros, CD’s, DVD’s, VHS’s e jogos), foi tratado e organizado por técnicos especializados da Biblioteca Municipal José Saramago, elemento de ligação da Câmara Municipal com os restantes parceiros do projeto. Esta operação contou, ainda, com o apoio imprescindível da professora-bibliotecária e das auxiliares de ação educativa.
Sobre a madrinha, Margarida Fonseca Santos, nascida em Lisboa há 53 anos, é de destacar a sua profícua produção literária, dedicada, maioritariamente, a crianças e jovens.
Começou por se dedicar ao ensino da música até que, em 1993, se inicia no mundo da escrita, assumida como a verdadeira paixão da sua vida. Atualmente, dedica-se exclusivamente a esta arte, uma atividade que lhe tem granjeado grande sucesso e excelentes críticas por parte dos seus pares.
Foi membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Companhia, sendo responsável pelo blogue “histórias em 77 palavras” e por inúmeros textos publicados no Suplemento de Educação do Jornal de Letras. Paralelamente trabalha a nível do treino mental para a performance, bem como no uso pedagógico e terapêutico da metáfora.
Se pertence à comunidade escolar de Moscavide, não deixe de assistir a esta cerimónia pública, que contará com a presença de responsáveis políticos e educativos locais… e algumas surpresas preparadas por alunos e professoras.