"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

EXPOSIÇÃO "PARA ALÉM DA HISTÓRIA" COM PROGRAMA DE VISITAS, OFICINAS E LEITURAS

Na sequência do intenso ciclo de visitas orientadas à exposição "Para além da História", o Serviço Educativo d’ A Oficina amplia agora o mapa de aprendizagens e experiências que esta exposição oferece com um novo programa de visitas, oficinas e leituras, pensando em todos – crianças e adultos, escolas e famílias, vimaranenses e visitantes.


"Para além da História" oferece um novo olhar com programa de
visitas, oficinas e leituras para todos os públicos

Na sequência do intenso ciclo de visitas orientadas à exposição "Para além da História", o Serviço Educativo d’ A Oficina amplia agora o mapa de aprendizagens e experiências que esta exposição oferece com um novo programa de visitas, oficinas e leituras, pensando em todos – crianças e adultos, escolas e famílias, vimaranenses e visitantes.

As diversas atividades relacionadas com esta exposição irão decorrer no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), edifício integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade (Av. Conde Margaride, 175), inaugurado em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura. De terça a domingo, das 10h00 às 19h00, e ao longo deste segundo trimestre do ano, será possível realizar diferentes visitas orientadas ao CIAJG e à exposição “Para além da História”, uma magnífica mostra que reúne peças das três coleções que José de Guimarães vem juntando há cerca de cinco décadas – arte tribal africana, arte pré-colombiana e arte arqueológica chinesa –, obras da autoria do artista e de outros artistas contemporâneos e objetos do património popular, religioso e arqueológico de Guimarães. “Para além da História”, exposição inaugural do CIAJG comissariada por Nuno Faria, desenha um novo mapa de relações entre nós e as formas produzidas, perto ou longe, por artistas, artesãos e outros construtores de significados.

Nestas viagens pela exposição, dirigidas a maiores de 4 anos, o público tem ao seu dispor quatro tipologias de visita, com quatro epicentros, podendo assim percorrer a exposição sob diferentes conceitos: Atlas, Celebração, Corpo/Espaço e Memória. Sempre adaptadas ao perfil dos visitantes, estas visitas estão disponíveis quer para grupos escolares ou outros grupos organizados, quer para famílias, neste caso considerando o encontro de diferentes gerações e saberes num espaço mais íntimo. Existem disponíveis, por marcação, visitas orientadas para público com necessidades especiais.

No 1º e 3º domingo do mês (07 e 21 abril, 05 e 19 maio, 02 e 16 junho), pelas 11h00, os adultos estão todos convidados a participar numa viagem pela exposição especialmente pensada para este público. “Os Passos em Volta...” é um ciclo de visitas conversadas em que alguns vimaranenses especiais são convidados a despertar o nosso olhar a partir de peças das coleções locais que representam o património popular, religioso e arqueológico de Guimarães, que integram a exposição.

Também aos domingos, ao 2º e 4º do mês (14 e 28 abril; 12 e 26 maio; 09 e 23 junho), a partir das 11h00, se propõe a atividade “Pedra sobre Pedra... Construir a Cidade”, cuja orientação estará a cargo de Matilde Seabra e Raul Pereira, estando previstas duas hipóteses de percurso, mais contido ou mais amplo, para profissionais, estudantes e curiosos. Pedra sobre pedra, esboço sobre desejo percorre-se o crescimento da cidade de Guimarães desde o projeto do Mercado Municipal do Arq. Marques da Silva, ao surgimento da Plataforma das Artes e da Criatividade (atelier Pitágoras), ao projeto expositivo para o CIAJG (atelier Ainda Arquitetura - Luís Tavares Pereira).

Partindo dos conceitos já consolidados e explorados nas visitas orientadas, a equipa de monitores do CIAJG concebeu, para o 2º sábado do mês (13 abril; 11 maio; 08 junho), um conjunto de oficinas para públicos entre os 4 e os 12 anos, abrangendo diferentes áreas disciplinares. Mapas e novos lugares, formas estranhas ou familiares, desenhadas, escritas ou construídas, levarão pais e filhos ou grupos escolares a descobrir o imenso universo das formas e das imagens excecionais que nos rodeiam. Estas oficinas realizam-se às 11h00 para famílias com crianças entre os 4 e os 6 anos, e às 16h00 no caso das famílias com crianças entre os 7 e os 10 anos.

Para terminar este leque de atividades, são propostos os "Contos Contados ao Canto". No recanto de uma sala propomos a leitura de contos de países presentes na exposição “Para além da História” e representados na coleção de José de Guimarães. Num desdobramento do imaginário que a própria exposição propõe, estas leituras serão lúdicas e táteis, abrindo pequenas janelas para mundos bem diferentes dos nossos. Será no 4º sábado do mês (27 abril; 25 maio; 22 junho), sempre às 16h00, que se dará início a estas sessões de leitura reservadas a todos a partir dos 4 anos de idade.

Todas estas atividades estão sujeitas a marcação prévia com, pelo menos, uma semana de antecedência através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,364,865