Notícias
EXPOSIÇÃO "PARA ALÉM DA HISTÓRIA" COM PROGRAMA DE VISITAS, OFICINAS E LEITURAS
Na sequência do intenso ciclo de visitas orientadas à exposição "Para além da História", o Serviço Educativo d’ A Oficina amplia agora o mapa de aprendizagens e experiências que esta exposição oferece com um novo programa de visitas, oficinas e leituras, pensando em todos – crianças e adultos, escolas e famílias, vimaranenses e visitantes.
"Para além da História" oferece um novo olhar com programa de
visitas, oficinas e leituras para todos os públicos
Na sequência do intenso ciclo de visitas orientadas à exposição "Para além da História", o Serviço Educativo d’ A Oficina amplia agora o mapa de aprendizagens e experiências que esta exposição oferece com um novo programa de visitas, oficinas e leituras, pensando em todos – crianças e adultos, escolas e famílias, vimaranenses e visitantes.
As diversas atividades relacionadas com esta exposição irão decorrer no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), edifício integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade (Av. Conde Margaride, 175), inaugurado em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura. De terça a domingo, das 10h00 às 19h00, e ao longo deste segundo trimestre do ano, será possível realizar diferentes visitas orientadas ao CIAJG e à exposição “Para além da História”, uma magnífica mostra que reúne peças das três coleções que José de Guimarães vem juntando há cerca de cinco décadas – arte tribal africana, arte pré-colombiana e arte arqueológica chinesa –, obras da autoria do artista e de outros artistas contemporâneos e objetos do património popular, religioso e arqueológico de Guimarães. “Para além da História”, exposição inaugural do CIAJG comissariada por Nuno Faria, desenha um novo mapa de relações entre nós e as formas produzidas, perto ou longe, por artistas, artesãos e outros construtores de significados.
Nestas viagens pela exposição, dirigidas a maiores de 4 anos, o público tem ao seu dispor quatro tipologias de visita, com quatro epicentros, podendo assim percorrer a exposição sob diferentes conceitos: Atlas, Celebração, Corpo/Espaço e Memória. Sempre adaptadas ao perfil dos visitantes, estas visitas estão disponíveis quer para grupos escolares ou outros grupos organizados, quer para famílias, neste caso considerando o encontro de diferentes gerações e saberes num espaço mais íntimo. Existem disponíveis, por marcação, visitas orientadas para público com necessidades especiais.
No 1º e 3º domingo do mês (07 e 21 abril, 05 e 19 maio, 02 e 16 junho), pelas 11h00, os adultos estão todos convidados a participar numa viagem pela exposição especialmente pensada para este público. “Os Passos em Volta...” é um ciclo de visitas conversadas em que alguns vimaranenses especiais são convidados a despertar o nosso olhar a partir de peças das coleções locais que representam o património popular, religioso e arqueológico de Guimarães, que integram a exposição.
Também aos domingos, ao 2º e 4º do mês (14 e 28 abril; 12 e 26 maio; 09 e 23 junho), a partir das 11h00, se propõe a atividade “Pedra sobre Pedra... Construir a Cidade”, cuja orientação estará a cargo de Matilde Seabra e Raul Pereira, estando previstas duas hipóteses de percurso, mais contido ou mais amplo, para profissionais, estudantes e curiosos. Pedra sobre pedra, esboço sobre desejo percorre-se o crescimento da cidade de Guimarães desde o projeto do Mercado Municipal do Arq. Marques da Silva, ao surgimento da Plataforma das Artes e da Criatividade (atelier Pitágoras), ao projeto expositivo para o CIAJG (atelier Ainda Arquitetura - Luís Tavares Pereira).
Partindo dos conceitos já consolidados e explorados nas visitas orientadas, a equipa de monitores do CIAJG concebeu, para o 2º sábado do mês (13 abril; 11 maio; 08 junho), um conjunto de oficinas para públicos entre os 4 e os 12 anos, abrangendo diferentes áreas disciplinares. Mapas e novos lugares, formas estranhas ou familiares, desenhadas, escritas ou construídas, levarão pais e filhos ou grupos escolares a descobrir o imenso universo das formas e das imagens excecionais que nos rodeiam. Estas oficinas realizam-se às 11h00 para famílias com crianças entre os 4 e os 6 anos, e às 16h00 no caso das famílias com crianças entre os 7 e os 10 anos.
Para terminar este leque de atividades, são propostos os "Contos Contados ao Canto". No recanto de uma sala propomos a leitura de contos de países presentes na exposição “Para além da História” e representados na coleção de José de Guimarães. Num desdobramento do imaginário que a própria exposição propõe, estas leituras serão lúdicas e táteis, abrindo pequenas janelas para mundos bem diferentes dos nossos. Será no 4º sábado do mês (27 abril; 25 maio; 22 junho), sempre às 16h00, que se dará início a estas sessões de leitura reservadas a todos a partir dos 4 anos de idade.
Todas estas atividades estão sujeitas a marcação prévia com, pelo menos, uma semana de antecedência através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt.