Notícias
"NO TEMPO - MORTO"
O FATAL apresenta a sua segunda residência de criação artística. Inserida na 14.ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa – FATAL 2013, esta residência, que decorrerá na Universidade de Lisboa entre 2 de abril e 20 de maio, desenvolver-se-á numa colaboração entre a encenadora Susana Vidal e o poeta Miguel Manso.
Foto: Mário Tavares
INSCRIÇÕES ABERTAS!
RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
“NO TEMPO - MORTO”
Uma experiência para resistentes e dissidentes do teatro universitário
Coordenação e encenação de Susana Vidal
Criação de textos e apoio à dramaturgia de Miguel Manso
O FATAL apresenta a sua segunda residência de criação artística. Inserida na 14.ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa – FATAL 2013, esta residência, que decorrerá na Universidade de Lisboa entre 2 de abril e 20 de maio, desenvolver-se-á numa colaboração entre a encenadora Susana Vidal e o poeta Miguel Manso. Destinada a estudantes universitários e a público em geral com interesse na área, a residência culminará na apresentação de um espetáculo no FATAL 2013. As inscrições já estão abertas.
“De nada nos serve ser rainhas ou princesas, super-heróis ou piratas, ganhadores ou perdedores. De nada serve olhar por baixo da minha saia e encontrar-te nu... de nada serve viver no paraíso sem culpa, sem medo, sem ódio, sem amor maldito ou sujo... de nada serve a solidão neste paraíso tão maculado como a rua, tão obscuro como os teus olhos, tão perfeito como a tua voz... Deixa-me parar o tempo.
No tempo-morto começa uma outra história, onde as princesas estão a desfazer-se e os super-heróis choram aos gritos, onde as rainhas tremem de medo e os perdedores vivem, por fim, em paz”
Aprenderemos a não fazer nada, a não ter planos, a não formatar nem limitar as coisas antes de “as abordar”. Experimentaremos métodos para deixar de ter métodos, quebraremos as técnicas e os preconceitos. Trabalharemos em condições extremas e por prazer. Voltaremos a insistir na procura do tempo morto.
Criaremos agitação sem declarar nada.
Criaremos um corpo sem tempo que nos arranque o cadáver e o pensamento.
Deixaremos de sentir os pés seguros, o corpo forte, a língua ágil e o pensamento engenhoso. Deixaremos de ser virtuosos para mostrar também o mais ridículo e vergonhoso. Defenderemos o perdedor e o fingidor, o medo e a força, a luta e a derrota. Procuraremos o corpo em desvantagem que fica no silêncio do tempo-morto. Inventaremos um espaço de eco para o outro o encher com a sua voz.
Criaremos um novo paraíso, um mundo ilusório e fantástico onde a palavra crise soará oca.
Procuraremos o paraíso, só mais uma vez, um paraíso ilusório, onde a loucura e o amor ainda sejam uma urgência para o nosso corpo em crise.
Uma criação de urgência para estes dias de fome.
Susana Vidal
Foto: Direitos Reservados
Susana Vidal
Encenadora, autora e atriz oriunda do teatro universitário espanhol, trabalha e reside em Lisboa desde 1997 onde é criadora independente e diretora artística da B Negativo Teatro. Entre 2000 e 2008, foi, também, encenadora do GTIST (Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico), coletivo com quem participou em varias edições do FATAL e criou diversos espetáculos que questionaram a função e forma do teatro universitário.
Miguel Manso
Miguel Manso (1979) tem seis livros de poemas publicados, de entre eles, Contra a manhã burra (ed. de autor e Mariposa Azual, 2008), Santo Subito (ed. de autor, 2010) e, mais recentemente, Aqui podia viver gente (Primeiro Passo, 2012). Colaborou com a companhia de teatro Cão Solteiro e tem participado em leituras públicas de poesia, das quais se destaca “Quintas de Leitura”, no Teatro do Campo Alegre, Porto. Tem participado em residências artísticas e de criação literária.
Destinatários: estudantes universitários; público em geral com interesse na área.
N.º máximo de participantes: 30.
Datas e horários: de 2 de abril a 20 de maio de 2013; abril 2ª, 3ª e 5ª feiras, das 16h às 19h (horário provisório; a definir posteriormente com o grupo de trabalho). maio 2ª, 3ª, 5ª e Sábados (horário a definir); Estreia do espetáculo final: maio 2013, no âmbito do FATAL 2013.
Preço: 40€ por pessoa.
Preço especial para estudantes universitários: 25€ por pessoa (mediante comprovativo).
Espaço de ensaio: Universidade de Lisboa (local a designar).
Informações e inscrições:
Reitoria da Universidade de Lisboa
Núcleo Cultural Departamento de Estratégia e Relações Externas
Telefone: 21 011 34 06
fatal@reitoria.ul.pt
www.cultura.ul.pt