Notícias
AEROPORTO DE LISBOA ASSINALA 200 ANOS DE VERDI COM EXPOSIÇÃO INÉDITA
No ano do bicentenário do nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi, a ANA Aeroportos de Portugal, no âmbito do “Programa Ver, Ouvir e degustar” da Creative Industries Program, convida os passageiros do Aeroporto de Lisboa a assistirem a uma exposição que assinala esta efeméride.
Até 20 de abril de 2013
Sala de Recolha de Bagagens
No ano do bicentenário do nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi, a ANA Aeroportos de Portugal, no âmbito do “Programa Ver, Ouvir e degustar” da Creative Industries Program, convida os passageiros do Aeroporto de Lisboa a assistirem a uma exposição que assinala esta efeméride. Uma parceria com a OPART/Teatro Nacional de São Carlos, que estará patente na sala de recolha de bagagens durante um mês. Esta exposição conta com adereços cénicos, figurinos, entre outros objetos que o Teatro São Carlos foi levando à cena ao longo dos seus anos de existência.
O Teatro Nacional de São Carlos/OPART encontra-se em atividade desde 1943. Em plena época festiva (Páscoa) que chama ao Aeroporto milhares de passageiros e numa altura em que se assinalam os 200 anos do nascimento do Verdi, o Aeroporto de Lisboa convida os seus passageiros a assistir a uma exposição que pretende dar a conhecer o espólio artístico e cenográfico das óperas de Verdi levadas a cabo pelo São Carlos. Giuseppe Verdi é um dos compositores mais influentes do século XIX – período romântico, responsável por algumas das mais famosas obras do mundo, como “Rigoletto”, “La Traviata”, “Nabucco”.
O Creative Industries Program é um projeto inédito de promoção da identidade portuguesa que desde setembro do ano passado humaniza e anima culturalmente os espaços do Aeroporto de Lisboa, em parceria com a Direção Comercial Negócios Não Aviação e do Aeroporto. Este programa integra exposições, concertos, degustações, mostras, residências artísticas, entre outras manifestações culturais e artísticas de excelência nas áreas da gastronomia, música, dança, design e performance.
Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:
Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas, dando resposta à necessidade dos passageiros que, conforme dados provenientes dos inquéritos de avaliação da satisfação, destacaram a dinamização cultural como uma área a melhorar. Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.