"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OBRA POÉTICA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN SERÁ PUBLICADA PELA ASSÍRIO & ALVIM

O Grupo Porto Editora anuncia que a Assírio & Alvim vai publicar a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta é uma das melhores notícias que podiam ser dadas no Dia Mundial da Poesia.


O Grupo Porto Editora anuncia que a Assírio & Alvim vai publicar a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Esta é uma das melhores notícias que podiam ser dadas no Dia Mundial da Poesia. Vasco Teixeira, Diretor Editorial do Grupo Porto Editora, afirma que a possibilidade de se publicar a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen na Assírio & Alvim estava a ser analisada há algum tempo e que este anúncio não podia acontecer em melhor data. “Estamos particularmente satisfeitos com a concretização deste nosso desejo. A Assírio & Alvim é a casa ideal para dar a visibilidade que a obra poética da Sophia de Mello Breyner Andresen merece”, sublinha Vasco Teixeira.

Será ainda no decorrer de 2013 que serão publicadas pela Assírio & Alvim as primeiras obras de Sophia: Poesia (originalmente publicado em 1944); Coral (de 1950); No Tempo Dividido (de 1954); e Mar Novo (de 1958).

De lembrar que, em outubro de 2012, a Porto Editora já tinha assegurado os direitos de edição da obra em prosa de Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

   Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia Constituinte.

Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduz Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.

Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão, que, para além do valor pecuniário de 42 070 euros, significa ainda a edição de uma antologia bilingue (português-castelhano), o que levará a autora a um vastíssimo público que cobre os países latino-americanos.

Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas.

Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,914,185