"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UNESCO ATRIBUI CÁTEDRA À UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A UNESCO atribuiu à Universidade de Évora a Cátedra de Património Cultural Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, dirigida por Filipe Themudo Barata.


Património Cultural Imaterial e Saber Fazer Tradicional

A UNESCO atribuiu à Universidade de Évora a Cátedra de Património Cultural Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, dirigida por Filipe Themudo Barata.

Segundo Filipe Themudo Barata, “a Cátedra assenta numa estreita parceria entre Portugal e Cabo Verde e os resultados desse trabalho poderão ser ampliados ou transferidos para outros países, como Angola e Moçambique”. Ainda segundo este responsável, “os diferentes seminários e palestras serão realizados, preferencialmente, em regime de ensino à distância”. A Cátedra UNESCO na Universidade de Évora integra “projetos que correspondem a prioridades da UNESCO e às Metas de Desenvolvimento do Milênio”, acrescenta.

Este trabalho baseia-se numa rede de investigadores e instituições na região do Mediterrâneo e em África para apoiar a investigação, a formação, os alunos e a mobilidade dos profissionais, bem como a partilha de conhecimentos nas áreas de património tangível e intangível e do saber fazer tradicional.

Em conjunto com uma ampla rede de parceiros, será desenvolvido e implementado um programa de cooperação para apoiar, do ponto de vista científico, a criação de um centro de investigação de excelência da Universidade de Cabo Verde (UNICV).

É objetivo da Cátedra UNESCO fornecer formação pós-graduada nas áreas de património imaterial e saber-fazer tradicional, bem como oferecer ações de formação de curta duração suportadas em TIC, dirigidas não só a profissionais, mas também a grupos sociais frágeis e marginalizados.

Na Cátedra UNESCO prevê-se que se projetem e implementem atividades que visem melhorar o conhecimento de jovens investigadores e profissionais sobre o património material e imaterial, bem como no saber-fazer tradicional, visando desenvolver as competências de atores públicos e privados a nível local, nacional e regional, nas áreas em foco.

Filipe Themudo Barata foi nomeado Professor Associado de História Medieval, fez a agregação na Universidade de Évora em 2004, onde leciona várias disciplinas e seminários relacionados com História (especialmente Medieval), Património e Museologia. É membro da Comissão Científica e Pedagógica do Mestrado Erasmus Mundus TPTI - Techniques, Patrimoines, Territoires de l'Industrie, membro do Comité de Direção da Associação HERIMED (Palermo), Professor convidado na Universidade de Cabo Verde e membro associado do Centre d'Histoire des Techniques (Paris Sorbonne - Panthéon). Tem liderado várias equipas de projeto sobre história e património.

>> + info


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,364,392