Notícias
MARCAS DO TERRITÓRIO – TESTEMUNHOS DO PATRIMÓNIO DO BAIXO ALENTEJO
Produzida pela Rede de Museus do Distrito de Beja, e comissariada por Rui Mateus, a Exposição tem como finalidade dar a conhecer o Património de cada município através dos seus Museus e dos seus acervos.
Ao longo dos tempos o Homem transforma e interage com a paisagem deixando marcas que o identificam, o determinam e que constituem o seu legado para as gerações seguintes. O Baixo Alentejo é palco privilegiado destas demonstrações, o que lhe confere fortes laços identitários, presentes em todas as formas que relacionam as comunidades com o território.
Produzida pela Rede de Museus do Distrito de Beja, que integra o Museu Regional de Beja e as unidades museológicas dos Municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira e comissariada por Rui Mateus, a Exposição “Marcas do Território – Testemunhos do Património do Baixo Alentejo”, tem como finalidade dar a conhecer o Património de cada município através dos seus Museus e dos seus acervos que, pela sua diversidade e importância, ilustram bem a evolução dos povos que aqui habitaram e a sua relação com o meio ao longo dos tempos.
As unidades museológicas que integram a RMDB constituem um importante instrumento de investigação e de comunicação com as populações e com aqueles que visitam esta região, dando um contributo inequívoco para o seu desenvolvimento.
A presente exposição, é inaugurada no dia 21 de março, às 17.30 horas no Polo Expositivo do Museu Regional de Beja, sito na Rua dos Infantes, e que estará posteriormente patente em cada um dos Municípios parceiros da Rede de Museus do Distrito de Beja, será uma pequena montra do que os seus Museus têm para oferecer.
A exposição mostra um bem cultural de cada uma das entidades que integra a RMDB, divulgando a riqueza e a diversidade do património cultural da região e os seus museus e expressando uma leitura cronológica do território.
A Câmara Municipal de Serpa participa nesta exposição com uma peça arqueológica da Idade do Bronze (imagem acima), que permite retratar esse período no Alentejo.