Notícias
ORFEÃO DE LEIRIA CONSERVATÓRIO DE ARTES FORMA PEQUENOS ATORES E CRIA PROJETO INÉDITO
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) criou um novo projeto de formação de atores para crianças, o “Bichinhos de Palco”, que pretende dar expressão às artes de palco através de uma metodologia inovadora, com a abordagem integrada do teatro, da música, da dança, da cenografia e das artes plásticas, necessários à construção do “artista-intérprete” e criador.
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) criou um novo projeto de formação de atores para crianças, o “Bichinhos de Palco”, que pretende dar expressão às artes de palco através de uma metodologia inovadora, com a abordagem integrada do teatro, da música, da dança, da cenografia e das artes plásticas, necessários à construção do “artista-intérprete” e criador. Este é um projeto inédito na região, que dá uma nova expressão às artes como um mundo só, numa Instituição aberta a todas as pessoas e a todas as artes.
Desenvolvido no âmbito do projecto Handdanças, que propõe “descobrir a arte à sua medida” e tornar a arte parte da vida das pessoas, o “Bichinhos de Palco” pretende aproximar as crianças, jovens e adultos à arte, e especialmente a arte de palco. Além da formação para pequenos actores, de uma forma mais estruturada ou apenas para alimentar uma paixão, como hobby, o “Bichinhos de Palco” lança ainda o 1.º Ciclo de Teatro Infantil, igualmente inédito na região.
«As artes de palco implicam versatilidade, globalidade, complementaridade, e é aí que este programa é inovador e único na região, porque permite formar para a globalidade», explica Eunice Caetano, coordenadora do projeto Handdanças. Numa primeira fase destinado a crianças do primeiro ciclo, «o “Bichinhos de Palco” é ótimo para dar expressão, para libertar as crianças, desenvolver social, pessoal e cognitivamente – ajudando até em ambiente escolar –, mas também para aqueles que pretendam seguir o teatro como mais do que um hobby, já que pretendemos fazer formação estruturada e curricular, materializando a grande aposta do Orfeão de Leiria de continuar a ser uma instituição de portas abertas a todas as artes».
Para viver as vocações ou para seguir carreira, para promover o bem-estar e realização pessoais, dinamizar a vida e o quotidiano, o “Bichinhos de Palco” vem dar a possibilidade – primeiro às crianças – de evidenciar o seu talento ou vocação, mas também «preparar para qualquer tipo de palco», entrando no campo do desenvolvimento pessoal – «hoje em dia saber estar e expressar-se publicamente, para uma plateia, seja na apresentação de um trabalho escolar seja numa reunião de trabalho, é essencial», destaca a professora Eunice Caetano.
Projeto promete estimular pessoal, social, intelectual, cultural e fisicamente
Dando o mote para a dinamização de uma escola das artes de palco, o “Bichinhos de Palco” tem como objetivos desenvolver nas crianças diversas formas de expressão – dramática, musical, rítmica, corporal e plástica –, preparando-as técnica e artisticamente, num contexto de enriquecimento aos níveis cultural, intelectual, físico, pessoal e social.
«Será possível construir uma base de conhecimentos sobre a literatura, a história do teatro, os estilos e as formas de espetáculo; estimular a oralidade e a leitura, o pensamento criativo, a composição, interpretação e análise; trabalhar a dinâmica e ritmo corporais, a expressão corporal e dramática, e o conhecimento e controlo do corpo. Será ainda possível contribuir para a construção da identidade, para o domínio das emoções, para a valorização do eu, a espontaneidade e a responsabilidade; além de se dinamizarem a cooperação e a empatia, as relações interpessoais, o sentido de grupo, de trabalho em equipa e de liderança», acrescenta Dulce Silva, orientadora do ateliê.
A arrancar já em abril de 2013, o programa de formação “Bichinhos de Palco” compreende o Ateliê Bichinhos de Palco (mensal), que acompanha o Ciclo de Teatro Infantil (anual), até junho. Na primeira quinzena de julho será altura do “Bichinhos de Palco em Férias”. Esta experiência pretende dar a conhecer o projeto, e dar a possibilidade de experimentação a quem queira participar, e será o embrião do programa que estará em pleno no próximo ano letivo, no Orfeão de Leiria.
Ciclo de Teatro Infantil é projeto inédito na região
«O Ciclo de Teatro Infantil segue a mesma linha do Bichinhos de Palco: despertar para as artes em geral, incentivar o interesse e curiosidade do teatro, das artes de palco em geral, nas suas várias componentes artísticas – em crianças e adultos».
O Ciclo vai desenvolver-se entre abril e junho e compreenderá uma peça de teatro por mês, com duração de cerca de uma hora, e que é exibida duas vezes. «São peças para toda a família, com encenações muito particulares de grupos teatrais da região, muito fora do vulgar, tendo o projeto ainda a intenção de dinamizar talentos e recursos da região de Leiria, e que têm trabalho feito aqui», explica Eunice Caetano.
As peças de teatro – que decorrem ao fim de semana - serão seguidas de uma pequena conversa do público com os atores, e depois, para quem quiser participar, acontece o “Ateliê Bichinhos de Palco”, pensado para as crianças, mas onde os pais podem também participar.