"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FUNDAÇÃO BIENAL DE CERVEIRA ACOLHE NOVAS PARCERIAS E PROJETOS NO ÂMBITO DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS

O arranque da segunda fase da Incubadora conta com onze participantes (4 projetos em incubação, 5 em pré-incubação e 6 participantes da Escola Superior Gallaecia e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), de áreas criativas como a Arquitetura, Design, Pintura, Ilustração, Artesanato, entre outras.




“Promover o emprego e a fixação de jovens em Vila Nova de Cerveira, trazendo para o concelho uma mais-valia como as indústrias criativas é o objetivo da Fundação Bienal de Cerveira”, referiu o Presidente da Instituição, José Manuel Vaz Carpinteira, na sessão de apresentação dos novos projetos e parcerias da Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira.

O arranque da segunda fase da Incubadora conta com onze participantes (4 projetos em incubação, 5 em pré-incubação e 6 participantes da Escola Superior Gallaecia e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), de áreas criativas como a Arquitetura, Design, Pintura, Ilustração, Artesanato, entre outras. De salientar o envolvimento da Incubadora com entidades de ensino superior e locais marcado pela celebração de Protocolos de cooperação com a Confederação Empresarial do Vale do Minho (CEVAL), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior Gallaecia, permitindo a cooperação sinérgica entre as instituições intervenientes, mediante a partilha de recursos técnicos e materiais.

Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo

Entre março e outubro de 2013 os empreendedores em pré-incubação integram um Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, que conta com a cooperação da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (apoio à coordenação), da Escola Superior Gallaecia (ESG), da Escola Superior Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG/IPVC), da Confederação de Empresas do Alto Minho (CEVAL), do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e do Oporto Laboratory of Architecture and Design (OPO’Lab). Este programa inclui workshops formativos nas áreas de criatividade, marketing, gestão, finanças, desenvolvimento tecnológico e artístico, entre outras; coaching/mentoring e ações de networking.

O Plano de Mentoring prevê a atribuição a cada projeto de um mentor - profissional experiente cujo papel assenta na orientação, apoio e no desenvolvimento e implementação da ideia/projeto.

Os projetos estarão pré-incubados até 15 de outubro, data em que os empreendedores terão de apresentar um Plano de Negócios à Fundação Bienal de Cerveira, caso a intenção seja constituir empresa e candidatar-se à incubação, regime que pode durar no máximo até três anos.

A Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira (IICBC) insere-se na Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), Cluster das Indústrias Criativas na Região Norte, e corresponde a um dos pilares da renovação em curso de um projeto de sucesso, a Bienal de Cerveira.
A IICBC, que visa a prestação de serviços de valor acrescentado, a promoção e o acompanhamento a empresas criativas e inovadoras, foi aprovado no âmbito do Sistema de Apoio ao Cluster das Indústrias Criativas da Região do Norte (ON.2) – Infraestruturas Físicas.

Fundação Bienal de Cerveira, 11 de março de 2013

 

 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,365,951