Notícias
FUNDAÇÃO BIENAL DE CERVEIRA ACOLHE NOVAS PARCERIAS E PROJETOS NO ÂMBITO DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS
O arranque da segunda fase da Incubadora conta com onze participantes (4 projetos em incubação, 5 em pré-incubação e 6 participantes da Escola Superior Gallaecia e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), de áreas criativas como a Arquitetura, Design, Pintura, Ilustração, Artesanato, entre outras.
“Promover o emprego e a fixação de jovens em Vila Nova de Cerveira, trazendo para o concelho uma mais-valia como as indústrias criativas é o objetivo da Fundação Bienal de Cerveira”, referiu o Presidente da Instituição, José Manuel Vaz Carpinteira, na sessão de apresentação dos novos projetos e parcerias da Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira.
O arranque da segunda fase da Incubadora conta com onze participantes (4 projetos em incubação, 5 em pré-incubação e 6 participantes da Escola Superior Gallaecia e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), de áreas criativas como a Arquitetura, Design, Pintura, Ilustração, Artesanato, entre outras. De salientar o envolvimento da Incubadora com entidades de ensino superior e locais marcado pela celebração de Protocolos de cooperação com a Confederação Empresarial do Vale do Minho (CEVAL), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior Gallaecia, permitindo a cooperação sinérgica entre as instituições intervenientes, mediante a partilha de recursos técnicos e materiais.
Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo
Entre março e outubro de 2013 os empreendedores em pré-incubação integram um Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, que conta com a cooperação da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (apoio à coordenação), da Escola Superior Gallaecia (ESG), da Escola Superior Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG/IPVC), da Confederação de Empresas do Alto Minho (CEVAL), do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e do Oporto Laboratory of Architecture and Design (OPO’Lab). Este programa inclui workshops formativos nas áreas de criatividade, marketing, gestão, finanças, desenvolvimento tecnológico e artístico, entre outras; coaching/mentoring e ações de networking.
O Plano de Mentoring prevê a atribuição a cada projeto de um mentor - profissional experiente cujo papel assenta na orientação, apoio e no desenvolvimento e implementação da ideia/projeto.
Os projetos estarão pré-incubados até 15 de outubro, data em que os empreendedores terão de apresentar um Plano de Negócios à Fundação Bienal de Cerveira, caso a intenção seja constituir empresa e candidatar-se à incubação, regime que pode durar no máximo até três anos.
A Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira (IICBC) insere-se na Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), Cluster das Indústrias Criativas na Região Norte, e corresponde a um dos pilares da renovação em curso de um projeto de sucesso, a Bienal de Cerveira.
A IICBC, que visa a prestação de serviços de valor acrescentado, a promoção e o acompanhamento a empresas criativas e inovadoras, foi aprovado no âmbito do Sistema de Apoio ao Cluster das Indústrias Criativas da Região do Norte (ON.2) – Infraestruturas Físicas.
Fundação Bienal de Cerveira, 11 de março de 2013