Notícias
TRABALHO COREOGRÁFICO DE CATARINA MOREIRA DISTINGUIDO NO TANZOLYMP
Coreografias de professora do Orfeão de Leiria multipremiadas na competição internacional TanzOlymp, o maior festival juvenil de dança do mundo e o maior festival de dança da europa, que decorreu entre 17 e 21 de fevereiro em Berlim.
Coreografias de professora do Orfeão de Leiria multipremiadas na competição internacional TanzOlymp
Catarina Moreira criou ainda a coreografia “Atmosphere”, apresentada na Gala inaugural
O trabalho coreográfico de Catarina Moreira, ex-aluna e atual professora da Escola de Dança do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) e da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), foi novamente distinguido no TanzOlymp, o maior festival juvenil de dança do mundo e o maior festival de dança da europa, que decorreu entre 17 e 21 de fevereiro em Berlim. As coreografias de Catarina Moreira foram interpretadas por alunos da EDCN, todos medalhados, premiando assim o seu trabalho ao mais alto nível, sendo que foi ainda convidada especial na Gala inaugural, para a qual criou e apresentou a coregrafia “Atmosphere”.
Na categoria Contemporâneo Juvenis, Ana Teresa Pereira ganhou a medalha de Ouro com as coreografias “Saia Lusa” e “Ténue II”; Rui Guiomar arrebatou também o ouro com “Todos os Ais São Meus” e “Absoluto”; Rita Correia dançou “Branco na Sombra” e “Na calma te vejo” e levou a Prata para casa; Daniel Cascão também foi medalhado com Prata, com as coreografias “Cordas II” e “Ténue I”. Marta Pereira levou o Bronze, com “Cordas I” e “Esquiço”; também Hugo R levou o Bronze com “Box” e “Fôlego”. Na categoria Profissional Contemporâneo Profissional, Aníbal Santos, foi agraciado com Prata, dançando “Porto que sinto” e “Agitude”.
Em 2013 o TanzOlymp celebrou 10 anos, sendo a data assinalada na Gala inaugural do concurso, onde se apresentaram as escolas mais premiadas a nível mundial. Por ter já sido premiada no concurso enquanto coreógrafa, Catarina Moreira foi convidada a integrar a Gala com uma coreografia que criou especialmente para a ocasião, “Atmosphere”, interpretada pela EDCN.
O TanzOlymp Berlin é o maior festival juvenil de dança do mundo e o maior festival de dança da europa, considerado entre artistas e especialistas como a grande plataforma internacional para jovens talentos. A sua popularidade é evidente no crescente número de participações ao longo das suas 10 edições. Na sua estreia, em 2004, o festival contou com cerca de 380 participantes, um número que foi crescendo até à edição deste ano, que reuniu mais de 1000 jovens bailarinos, provenientes de 40 países de todo o mundo.
Henrique Pinto, presidente do OL CA, expressa o orgulho da instituição por mais uma vitória da professora da Escola de Dança do OL CA, «que tem feito um trabalho brilhante com alunos de várias idades, com grande humildade e dedicação, e que é, ainda para mais, uma aluna desta casa, formada na nossa escola». «A Catarina Moreira é um exemplo do sucesso que os nossos alunos têm alcançado mundo fora, na dança e na música, conquistando plateias e jurados, e ensinando outros para que evoluam também nas suas carreiras, e é, talvez, a coreografa portuguesa mais premiada internacionalmente, diretamente ou através os seus alunos», acrescenta.
Além das distinções deste ano, o trabalho de Catarina Moreira já tinha sido anteriormente reconhecido no TanzOlymp, através de coreografias que criou e ensaiou com alunos premiados como Marcelino Sambé, Joana Romaneira, Diogo Sousa, entre outros. Em 2011, Catarina Moreira recebeu, pela primeira vez, o Prémio de Melhor Coreógrafa no TanzOlymp Berlin.
Os participantes do concurso são avaliados por um júri de elevado nível artístico, presidido pelo bailarino Vladimir Malakhov, considerado um dos melhores da sua geração, e constituído por algumas das mais importantes figuras do mundo da dança. Os vencedores, avaliados nas categorias clássico, neoclássico, pop, contemporâneo, jazz e folk, são premiados com bolsas de estudo de teatro e dança em companhias internacionais, prémios monetários e convites para competições internacionais de dança em todo o mundo.
Sob o slogan “A dança como uma linguagem universal”, o TanzOlymp, reúne anualmente diretores, bailarinos e dançarinos, com o intuito de promover a troca de experiências e conhecimentos, essenciais para a evolução das suas carreiras, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da dança a nível internacional.
Aluna da Escola de Dança do Orfeão de Leiria durante 11 anos, Catarina Moreira licenciou-se em 2006 em Dança, na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Em 2004 torna-se membro fundador do TILT – Núcleo Coreográfico de Leiria –, onde exerce as funções de intérprete e coreógrafa, e é também coreógrafa convidada em várias companhias de dança nacionais. É professora da Escola de Dança do Orfeão de Leiria desde 1998, e também professora na Escola de Dança do Conservatório Nacional.